Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja cinco dicas para manter o guarda-roupa organizado, limpo e livre de mofo

Em um guarda-roupa organizado, as peças ficam disponíveis de acordo com as cores e frequência de uso. A seguir, veja dicas para manter a organização, limpeza e onde colocar cada item

Juliana Cazarine Publicado em 20/08/2014, às 13h29 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja cinco dicas para manter o guarda-roupa organizado, limpo e livre de mofo - Shutterstock
Veja cinco dicas para manter o guarda-roupa organizado, limpo e livre de mofo - Shutterstock

Um guarda-roupa organizado otimiza o tempo dispensado para realizar tarefas diárias como montar um look para ir ao trabalho ou mudar a roupa de cama, por exemplo. A organização exige que cada peça tenha um lugar específico dentro do armário, que precisa estar posicionado em um local ventilado e limpo.

+ Veja como planejar um closet funcional e organizar as peças por ordem de necessidade

+ Prateleiras e caixas decoradas são alternativas para manter o quarto arrumado

1. Como organizar o guarda-roupa?

A frequência de uso e as cores das peças determinam sua posição no guarda-roupa. “Para facilitar a identificação de tudo o que você tem, faça um degradê de tons com as roupas, do claro ao escuro ou vice-versa”, sugere Dudu Gontijo, personal stylist, que indica a seguinte sequência de organização: calças, camisas, camisetas, shorts, vestidos e casacos. “Quem tem suíte, por exemplo, pode colocar roupas íntimas nas gavetas que estão mais próximas à porta do banheiro. Depois, colocar roupas casuais e organizar as demais de acordo com a frequência de uso até o fim do armário”, ensina.

Durante a temporada de primavera e verão, casacos e blusas de lã, que ocupam espaço, podem ser retirados dos cabides. “O melhor é guardá-las em sacos grandes selados a vácuo, para a roupa não ‘pegar’ nenhum cheiro”, diz o stylist.

2. É melhor pendurar ou dobrar a roupa?

“Roupas penduradas permanecem sem amassar por mais tempo”, alerta o Gontijo. Mas os cabides precisam ser específicos para cada uma das peças. “Os cabides, além de serem do mesmo modelo, têm que ser do formato certo para comportar camisas, calças, saias, vestidos e blazers. Cabides duplos permitem deixar as roupas sobrepostas e economizam o espaço. Vale lembrar que cintos, lenços, echarpes e meias-calças também precisam ser pendurados”, sugere.

Lingerie, meias e roupas de banho, no entanto, podem ocupar as gavetas do guarda-roupa. “Como são peças delicadas, é melhor que sejam organizadas com a ajuda de separadores específicos e fiquem na primeira gaveta, para facilitar o acesso diário”, ensina Gontijo.

3. Como manter o guarda-roupa organizado?

Depois de separar as roupas por cores e ordem de necessidade - do que é usado casualmente ao que é escolhido eventualmente, Dudu Gontijo sugere que sejam estabelecidas metas para manter o armário sempre organizado: “Sempre guarde o que usar. Porém, o método mais eficaz é retirar as roupas com cuidado”, comenta. Na hora de incluir novas peças ao guarda-roupa, é preciso seguir o critério de organização e verificar se as roupas antigas exigem ‘manutenção’. “Retire peças que não são mais usadas e retire as que precisam ser lavadas ou costuradas, por exemplo”, afirma.

4. Como organizar acessórios, bolsas e sapatos?

“Separe uma gaveta para guardar joias, bijuterias (colares e pulseiras podem ficar pendurados) e outros acessórios; uma outra parte do guarda-roupa para comportar as bolsas; e guarde os sapatos em caixas transparentes, para facilitar a visualização”, sugere Gontijo. Para manter a organização, vale a mesma regra aplicada às roupas: guarde o que usar. “Mas é preciso limpar bolsas e sapatos, que também precisam ‘respirar’ 24 horas, antes de devolvê-los à sua posição anterior”, comenta. E no que diz respeito à roupa de cama, o personal stylist indica: “Guarde as fronhas, o lençol ‘tradicional’ e o de elástico dentro de uma fronha do conjunto”.

Acessórios: aprenda a escolher o colar certo para cada decote e tipo físico

5. Como manter o guarda-roupa limpo e evitar mofo?

“Quando vou organizar o armário, e para isso tenho que retirar todas as peças dele, limpo todas as prateleiras com uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre”, comenta o personal stylist. Mas a melhor alternativa é posicionar o guarda-roupa em um ambiente bem ventilado. “Dessa forma, é possível evitar formação de mofo provocado pela umidade e mau cheiro”, diz.