caras-mais Publicidade

Dermatologia - Quando a ciência e a arte caminham juntas

Saiba mais

Publicado sexta 25 outubro, 2019

Saiba mais
Dra. Viviane Boccanera - Thiago Del Rey

Formada em Medicina há 11 anos, pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e dermatologista pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Dra. Viviane Boccanera é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Participa frequentemente de diversos congressos e cursos de atualização. Aperfeiçoou-se no estudo das doenças dos cabelos e tem treinamento em tricoscopia e histopatologia do couro cabeludo pela Universidade de Miami e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.  Atualmente, é uma das médicas responsáveis pelo ambulatório de Cosmiatria da EBMSP. 

A que atribui o sucesso profissional  na Dermatologia?
Sem dúvidas à relação medico-paciente.  Ouvir e acolher é fundamental. Prezo por uma consulta detalhada, um exame minucioso, aliados a capacitação e estudo constante.  O que me fascina nessa profissão é a possibilidade de diagnosticar e tratar doenças, realizar cirurgias, atuar nas patologias dos cabelos e ainda realizar procedimentos estéticos.

Qual o motivo mais frequente das consultas? Os pacientes me procuram, principalmente, para tratar queda de cabelo ou calvície e pela Cosmiatria, que engloba desde o tratamento da qualidade da pele até a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno e laser.

Então, ao notar queda de cabelo deve-se procurar um dermatologista? Exatamente!  Antes de tratar, deve-se investigar o motivo. Recebo diariamente pacientes que investiram bastante com tratamentos em salões ou tricologistas, mas nem sabem o que tem. Atualmente, além da anamnese ser essencial, contamos com diversas ferramentas diagnosticas: tricoscopia digital, exames laboratoriais, tricograma e biópsia. Um diagnóstico correto é fundamental para direcionar o tratamento e obter sucesso.

 O que te diferencia como dermatologista na estética? Acredito que não adianta apenas saber a técnica do procedimento.  É preciso dominar anatomia, saber evitar e tratar complicações e, principalmente, ter bom senso. É ciência aliada a habilidade e um pouco de arte: três elementos necessários para tudo funcionar bem. 

Resultados naturais são os mais bonitos. O objetivo é melhorar a expressão, recuperar a autoestima, tirar o ar de cansaço. Costumo dizer que o procedimento bem feito não é facilmente percebido. As pessoas vão achar que você dormiu bem ou está mais bonito(a), sem notar exatamente o motivo.  Gosto das mudanças sutis, de tal forma que se evite resultados exagerados ou estigmatizantes. Nessa área muitas vezes “menos é mais”.
 

Dra. Viviane Boccanera médica dermatologista

Dra. Viviane Boccanera CRM: 19754 / RQE: 14703
Av. Tancredo Neves, 2539 Edf. CEO Torre Nova Iorque – Sala 1702
CEP- 41820-021 - Salvador, Bahia
(71) 3500-6078 / (71) 99379-0909
Instagram: @vivianeboccaneradermato
Site: www.vivianeboccanera.com.br

Último acesso: 14 Jul 2020 - 21:16:22 (332504).