Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Publicidade / Fashion Tendências

Acessórios: aprenda a escolher o colar certo para cada decote e tipo físico

Para escolher um colar - de tamanho maxi ou não, mais do que as estampas ou texturas das roupas, a mulher tem que analisar seu tipo físico e o seu decote. A seguir, veja dicas de profissionais para montar o look com o modelo ideal

Juliana Cazarine Publicado em 26/06/2014, às 17h45 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Acessórios: aprenda a escolher o colar certo para cada decote e tipo físico - Foto-montagem
Acessórios: aprenda a escolher o colar certo para cada decote e tipo físico - Foto-montagem

Maxicolares, que marcam presença constantemente nos looks das famosas, ganharam status de acessórios indispensáveis no inverno, quando os decotes terminam mais próximos ao pescoço. Ou no verão, quando as roupas deixam os ombros à mostra. A escolha do acessório, independentemente do tamanho, demanda uma breve análise do figurino e do próprio tipo físico. “O ideal é que o colar repita o formato do decote, porém, o mais importante é que quem tem o pescoço curto e grosso escolha um modelo longo e com um pingente, para verticalizar a silhueta, e que tem pescoço longo e fino, um curto e volumoso”, afirma Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle.

+ Cachecóis podem detonar silhueta. Aprenda a escolher o modelo ideal

+ Confira 40 colares e correntes das personagens de Em Família e inspire-se

Quando o acessório está adequado ao tipo físico da mulher que vai usá-lo, ele pode destacar pontos fortes e equilibrar o volume do corpo, o que garante a harmonia do visual. “Uma mulher com seios grandes, por exemplo, precisa evitar colares compridos, que não têm bom caimento. O melhor, nesse caso, é usar colares estilo ‘coleira’, na altura do colo do peito, que mantêm um visual sofisticado, discreto e elegante”, sugere Rodrigo Potechi, designer de joias.

As estampas e texturas das roupas também devem influenciar a escolha do maxicolar. “Se o look for básico, os acessórios podem e ser ‘poderosos’. Mas se o look for imponente, com pedraria e brilho, os acessórios precisam fazer a diferença pela simplicidade e delicadeza.” Em resumo, o colar - seja maxi ou não - tem que respeitar, primeiramente, o tipo físico da mulher e ter o mesmo modelo do decote.

+ Cintos: toque especial nos looks das novelas