Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Como o figurino de Lilia Cabral foi criado

Lilia Cabral volta às telas como uma mulher sofrida e batalhadora. Destaque para o figurino, assinado por Beth Filipecki, que se inspirou em mulheres que trabalham em áreas mais comuns aos homens e precisam se adaptar para serem aceitas

Redação Publicado em 27/08/2011, às 17h05 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Lilia Cabral - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Lilia Cabral - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda

Lilia Cabral (54) já viveu diversas mulheres na TV. Das humildes e sofridas até as arrogantes e sofisticadas. Seus figurinos também já mudaram bastante e agora, em Fina Estampa, a atriz que conta com mais de 30 trabalhos na telinha interpreta Griselda, uma viúva, mãe de três filhos, sem vaidade alguma. Batalhadora, ela sustenta a família fazendo pequenos consertos, sua profissão leva o apelido de Marido de Aluguel.

Para compor a personagem, a figurinista da trama, Beth Filipecki, caprichou. E ao site da novela, a expert contou como foi montar esse look. “Griselda é uma mulher muito trabalhadora, sem nenhuma vaidade, porque a vida não lhe permitiu isso. Nossa inspiração foi em mulheres que trabalham em setores masculinos, que para serem respeitadas, precisam se adaptar”, explicou.

“Ela usa macacão de brim, cinza, com bolsos para guardar os objetos de trabalho. A pochete também lhe dá a certeza de que ela não esquece nada. O boné cobre seu rosto, e aí tem essa androgenia do contemporâneo. Ela está protegida durante a jornada do dia”, continuou Beth, que ainda reforçou a preocupação com as cores. O tom das peças remete à cidade, ao asfalto.

Já nos pés, em vez dos sapatos bem femininos de Teresa, em Viver a Vida – a última novela de Lilia, em 2009/2010 – Griselda exibe botas nada glamurosos. “A bota é de amarrar, tradicional dos homens. A roupa foi pintada, sofreu tratamento de lavagem, lixamentos, para mostrar que é gasta pelo uso”, contou a figurinista.