Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Receitas / Gourmet

Festival de Sopas da CEAGESP: aprenda a fazer sopa de cebola e creme de pinhão com cream cheese

Este ano, o cardápio do Festival de Sopas da CEAGESP tem um novo prato: o creme de pinhão com cream cheese! Mas a sopa de cebola ainda é campeã de pedidos. Escolha o seu preferido e faça em casa. Veja as receitas

Redação Publicado em 03/06/2013, às 13h19 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Festival de Sopas do CEAGESP - Divulgação
Festival de Sopas do CEAGESP - Divulgação

A variedade gastronômica de São Paulo é conhecida mundialmente: tem qualquer tipo de comida a qualquer hora do dia - ou da noite! E no inverno, o Festival de Sopas da CEAGESP - que existe há cinco anos - se tornou um "evento" culinário tradicional. Este ano, o cardápio conta com um prato com ingrediente junino, o creme de pinhão com cream cheese. Mas o preferido - que é o carro-chefe do menu - é a sopa de cebola.

Aprenda o passo a passo para fazer uma sopa fria

A primeira edição do evento aconteceu em 2009, quando o entreposto completou 40 anos. Naquele ano, foram servidos 40 tipos de sopa para 10 mil pessoas. Agora, são servidos 600 litros, em média, por noite! A expectativa para este ano é ultrapassar a marca de 40 mil visitantes. O chef Ivair Felix é quem comanda as caçarolas desde o começo do Festival, que tem o cardápio definido em função da oferta de ingredientes e, claro, da demanda e do sucesso dos sabores.

Sopa de Cebola gratinada

Ingredientes  (10 porções)
- 1kg de cebola
- 1/2kg de músculo ou carne magra
- 300g de tomate
- 200g de cenoura
- 250g de farinha de trigo
- 150g de queijo parmesão ralado
- 100g de manteiga ou margarina
- 4 litros de água
- 300ml de vinho branco
- 2 talos de salsão
- 1 alho-poró inteiro e com folhas
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 pão francês
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande (seis litros), refogue na manteiga o alho, 2 cebolas (cortadas em 4 pedaços), a cenoura, o alho-poró e o músculo (tudo previamente picado) com a folha de louro, sal e pimenta do reino. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo por dez horas ou, em uma panela de pressão, por uma hora. Em outra panela, adicione a manteiga, a farinha e o restante da cebola (cortada em tiras finas) e mexa até que fique tudo bem misturado. Adicione o caldo e refogue por 20 minutos. Em seguida, transfira para uma sopeira, corte fatias grossas de pão francês e mergulhe na sopa. Acrescente o queijo parmesão ralado. Leve ao forno com temperatura entre 180 e 200 graus por dez minutos para gratinar. Sirva bem quentinha.

Aprenda a fazer: sopa de legumes ao gengibre

Creme de Pinhão com Cream Cheese

Ingredientes (para 8 porções)

- 800g de pinhão (cozidos, descascados e cortados em lâminas)
- 70g de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 60g de farinha de trigo
- 1 litro de leite pré-aquecido
- 300ml de creme de leite
- 300ml de caldo de galinha
- 300ml de vinho branco
- 400g de cream cheese
- 1 pitada de noz moscada
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Leve ao fogo médio uma panela com 3 litros de capacidade, aproximadamente. Coloque manteiga e deixe derreter. En seguida, adicione o alho, a cebola e deixe dourar. Em fogo baixo, adicione a farinha de trigo, o leite e mexa bem. Depois, coloque o caldo de galinha, o cream cheese, o vinho, o sal, a pimenta e a noz moscada. Mexa tudo até formar um molho branco. Deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, adicione 400 gramas do pinhão e bata no liquidificador. Coloque a massa novamente na panela, adicione o restante dos pinhões (mantenha a panela aquecida). Em seguida, sirva em uma sopeira.

Serviço
Festival de sopas na CEAGESP
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina
https://festivaldesopasceagesp2013.wordpress.com
4ª, 5ª e domingo, das 18h às 00h; 6ª e sábado, das 18h às 2h.
Preço: R$ 26,90 (por pessoa, sem cobrança de serviço)