CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pó translúcido pode ser usado como blush. Veja dicas para aplicar e evite o 'efeito fantasma'

O pó translúcido tem várias funções na maquiagem: pode ser usado como blush ou até primer. Mas, para conquistar uma pele perfeita usando o produto, é preciso ter cuidado na hora de aplicar. Veja

Ana Marigliani Publicado em 18/07/2013, às 12h29 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pó translúcido deixa a pele com efeito acetinado e pode ser usado de outras formas; saiba mais - Shutterstock
Pó translúcido deixa a pele com efeito acetinado e pode ser usado de outras formas; saiba mais - Shutterstock

O pó translúcido - conhecido antigamente como pó de arroz - pode ser usado para “cumprir” diversas outras funções, como a do blush, por exemplo. O pó existe nas versões compacto ou solto e suas cores branca, bege ou rosa combinam com todos os tipos de pele. O produto é indicado, principalmente, para finalizar a maquiagem e conferir o efeito “pele de porcelana”. “Aplique o pó na zona T (testa, nariz e queixo) - área que costuma ser mais oleosa - quando finalizar a maquiagem. Ele melhora a fixação e o rosto ganha uma tonalidade acetinada, aspecto natural e saudável”, explica Rô Moraes, maquiadora do salão 4You Hair.

+ Maquiagem: descubra oito erros comuns cometidos pelas mulheres e saiba como evitar

+ Isis Valverde e o efeito Gasparzinho da maquiagem HD

Mas o pó translúcido também pode ser usado antes da sombra, como primer, para evitar que cosméticos com pigmentos escuros borrem ou danifiquem a pele já preparada. “Após a base, aplique o pó em grande quantidade abaixo dos olhos. Passe a sombra e, em seguida, limpe bem o pó com um pincel”, ensina a maquiadora. Na boca, se usado após o batom cremoso, confere efeito mate (sem brilho). “A tonalidade rosa pode ainda ser aplicada como blush”, orienta Rô.

Mas, apesar dos notáveis benefícios, é preciso ter cuidado na hora da aplicação, já que o excesso de pó translúcido pode ser um “vilão” da maquiagem e provocar o efeito fantasma, que deixa a branca ou com manchas. “Use a esponja para colocar o produto na pele e esfume bem com um pincel, que pode ser de fibras duplas, do tipo leque ou de pó normal”, sugere a maquiadora. “Olhe no espelho, embaixo da luz, para identificar as áreas que estão com excesso de pó e esfume”, recomenda. 

+ Make-up artists indicam suas ferramentas de maquiagem preferidas

Outro truque é tirar uma foto com flash antes de sair de casa. Como o produto apresenta micropartículas que refletem a luz, aparecem com mais facilidade sob o efeito do flash. “Essa é outra forma de identificar as áreas em que há excesso de pó translúcido”, comenta.

+ O batom errado pode destacar o sorriso amarelo. Veja como escolher a cor certa