CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Make-up artists indicam suas ferramentas de maquiagem preferidas

Qualidade é a palavra-chave quando o assunto é maquiagem. Confira dicas dos maquiadores Duda Molinos, Rosman Braz e Marcelo Niguez Justo para escolher as melhores ferramentas e estar sempre linda!

Redação Publicado em 28/11/2012, às 12h17 - Atualizado em 22/02/2013, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção de ferramentas feita por make-up artists - Foto-montagem
Seleção de ferramentas feita por make-up artists - Foto-montagem

Não é segredo que a maquiagem tem o poder de elevar a autoestima e fazer muito bem ao ego feminino. Mas a mulher que tem o desejo de estar sempre exuberante – seja com um make sutil ou poderoso – precisa conhecer mais do que combinações de cores e técnicas de aplicação eficazes. As “ferramentas” usadas fazem muita diferença no resultado final. “Acessórios e produtos de qualidade valorizam traços, dão vida à pele e, com isso, podem deixar uma mulher radiante”, diz o maquiador Rosman Braz. Por isso, Braz e os também maquiadores Duda Molinos e Marcelo Niguez Justo fazem uma seleção das melhores ferramentas de maquiagem do mundo.

Pinça Tweezerman: sobrancelhas bem cuidadas, olhar mais belo

Ter a sobrancelha bem delineada de acordo com as formas do rosto faz toda a diferença no make. Para alcançar uma simetria harmoniosa, além de um bom profissional, é preciso contar com a eficácia de um pinça com o mais alto padrão de qualidade. Segundo Rosman Braz, maquiador do Salão 1838, essa ferramenta é a pinça Tweezerman. “Com ela, não existe aquele problema de não conseguir pegar ou puxar o fio. E o melhor é que ela não quebra o pêlo”, diz. Mas, depois de feita, a sobrancelha precisa ser penteada. “Não existe um pente melhor ou mais eficiente. Basta escolher um que deixe os fios em ordem”, sugere Braz.

Curvex Shu Uemura: cílios que valorizam o olhar

Não há dúvida: a Shu Uemura tem o melhor curvex do mundo. A função dessa ferramenta é levantar e “abrir” o olhar. Para isso, a peça deve ter curva acentuada e bom encaixe no olho. E esse curvex atende todas as expectativas. “Ele se adapta à maioria das curvaturas de olho e, ao contrário de boa parte dos outros, levanta os cílios mesmo, inclusive o cantinho”, afirma Duda Molinos. Para Rosman Braz, a qualidade do material também é fator determinante para classificá-lo como o número um. “A borracha é de ótima qualidade e não danifica os cílios. Pelo contrário, é responsável por mantê-los curvados por mais tempo”, diz.

Primer Illuminating Protective Tom Ford: pele preparada, make perfeito

“Primer é indispensável”, alerta Rosman Braz. O produto é o responsável por “preparar” o rosto para receber a maquiagem e ainda oferece o bônus de fazê-la durar por mais tempo. Graças à ação do primer, se a pele é oleosa ou seca, fica normal – de modo que não interfere na eficácia dos itens que compõem o make. “O produto deve ser escolhido especificamente para cada tipo de pele. Mas gosto muito do Primer Illuminating Protective, da Tom Ford”, recomenda.

Pincéis Shu Uemura: os responsáveis pelo sucesso da “pintura”

Fundamentais e polêmicos: realmente é preciso ter nove pincéis em casa? “Sim! Se ideia for compor um make exuberante”, afirma Marcelo Niguez Justo, maquiador do L'Officiel III. Mas não adianta ter uma coleção de peças ineficientes. “Os melhores pincéis do mundo são os da Shu Uemura”, diz. “Eles têm cerdas macias, que facilitam a aplicação, e cabo longo, que proporciona mais firmeza durante a aplicação”, afirma Niguez. Para estar completa, uma nécessaire precisar ter quatro pincéis para os olhos, além de opções para aplicar pó, base, blush, delineador e batom. As cerdas indicam a qualidade de um pincel. “Os fios naturais são os melhores. É mais difícil encontrar boas opções de cerdas sintéticas. Mas, independente da procedência do material, as cerdas devem ser certificadas”, diz o maquiador Duda Molinos.

Base Diorskin Airflash Dior: pele livre de imperfeições

A base é um dos itens de maior importância na composição da maquiagem. “Ela deve cobrir as manchinhas do rosto, deixá-lo liso”, afirma Marcelo Niguez Justo. Portanto, o produto deve ser escolhido com muita atenção. “A melhor base é a Diorskin Airflash, da Dior”, recomenda. “Apesar de fina e suave, ela tem um poder de cobertura incrível”, avalia Niguez. O produto contém pigmentos refletores que iluminam a pele e suavizam as linhas de expressão.

Pós Shiseido, MAC e Nars: saúde e beleza para o seu rosto

O pódio dos melhores pós do mundo tem primeiro, segundo e terceiro lugar: Sunblock, da Shiseido; Studio Fix, da MAC; e Bronzing Powder, da Nars. Os escolhidos têm características diferentes, mas todos cumprem bem a função de cobrir totalmente a pele sem deixar uma camada aparente e ressecada de pó. Além disso, têm boa fixação e textura fina. “A diferença entre os produtos é que o primeiro contém filtro solar fator 15, portanto é ideal para uso durante o dia. Para a noite, por exemplo, o Studio Fix é uma opção melhor”, aconselha Marcelo Niguez. Já o Bronzing Powder é a solução para mulheres que estão com o corpo mais bronzeado do que o rosto. “Para equilibrar os tons da pele e do colo, esse pó é prefeito porque não deixa o corpo alaranjado”, esclarece o maquiador.

Blush MAC: cor de saúde

O tom de pele é o maior indicador para decidir a cor do blush. Mas a estação do ano e o horário em que o produto será usado também interferem na decisão. Portanto, o que faz do blush da MAC o melhor do mundo é sua gama de opções. “A MAC tem a melhor cartela de cores”, afirma o maquiador Duda Molinos. “Além disso, a cor do blush é consistente e não é alterada quando o produto é aplicado na pele”, completa.

No entanto, independente da cor, todo blush deve ter textura fina e boa cobertura. E também nesse aspecto o produto da MAC surpreende. “O blush é o responsável por ‘corar’ a maçã do rosto e proporcionar um aspecto saudável, não pode ficar marcado”, diz Molinos.

Lancôme, MAC, Nars e Givenchy: Os olhos são a principal atração do make

Não há quem discorde que o sucesso de um make está condicionado ao olhar. Para valorizá-lo, máscara de cílios, lápis, delineador e sombra são indispensáveis. Mas a qualidade dos produtos determina a perfeição do resultado. “Se o rímel for ruim, por exemplo, quando a mulher olhar para cima vai manchar a sombra e acabar com a maquiagem”, exemplifica o maquiador Rosman Braz. Para evitar tais problemas, a solução é usar os produtos certos: os melhores!

Máscaras de cílios da linha Hypnôse Lancôme: “Esses rimeis deixam os cílios grandes, grossos e separados, além de ficar com a cor bastante intensa”, diz Duda Molinos. “E a textura é boa porque fixa bem e permite várias aplicações sem criar pelotas”, completa.

Lápis Technakohl GraphBlack MAC: “A textura é macia e não agride os olhos. Mesmo assim, a cor intensa é duradoura”, afirma Rosman Braz.

Eyeliner Stylo Carpates Nars: “Como ela não tem um traço tão escuro, a caneta delineadora da Nars é sempre a melhor opção para automaquiagem”, recomenda Braz.

Sombra Givenchy: “Todas as sombras da marca têm ótima textura e cobertura, mas o diferencial são as cores modernas”, diz Marcelo Niguez Justo. “O dourado, que é uma forte tendência do verão, é perfeito”, completa.

Batom Chubby Stick Clinique: Lábios vibrantes e saudáveis

Para a maioria das mulheres, a tarefa de escolher apenas um batom perfeito é difícil. Mas, para Rosman Braz, não. “O batom Chubby, da Clinique, é o melhor atualmente”, afirma. “O produto combina cores lindas com propriedades nutritivas que cuidam da boca”, diz o maquiador. Sua fórmula contém manteiga de karité, semente de manga e óleo de jojoba que proporcionam maciez e hidratação aos lábios.

Para aquelas que gostam de ter um batom de cada cor, é possível variar as marcas com as indicações de  Marcelo Niguez Justo: “os batons da Dior e da Lancôme têm o que todo batom precisa: fixação excelente e cor duradoura”.

Apontador: Ferramenta indispensável

“Sempre que usar lápis, dê uma volta no apontador”, recomenda Niguez. “Além de ‘limpar’ as impurezas do contato entre a peça e o olho, apontar o lápis após o uso não permite que o produto estrague”, justifica. Nunca se sabe quando a ponta do lápis vai quebrar e comprometer o make. Portanto, tenha um - bom - apontador sempre à mão.

Por Juliana Cazarine