Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Cílios postiços x alongamento: conheça os prós e contras de cada procedimento

A seguir, uma esteticista fala sobre as vantagens e desvantagens do processo de alongamento de cílios e dá dicas para quem quer usar cílios postiços

CARAS Digital Publicado em 10/09/2014, às 15h59 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Cílios postiços x alongamento: conheça os prós e contras de cada procedimento - Shutterstock
Cílios postiços x alongamento: conheça os prós e contras de cada procedimento - Shutterstock

Destacar os cílios garante o sucesso de qualquer make, do clean ao poderoso. E existem, basicamente, duas maneiras de destacá-los: com cílios postiços, que são removíveis, ou alongamento de cílios, procedimento que pode durar mais de um mês.

+ Confira 7 dicas infalíveis para arrasar com cílios postiços

+ Alongamentos de cílios: veja cinco respostas para dúvidas frequentes

- Praticidade

O alongamento de cílios, feito fio a fio em até 90 minutos, diminui o tempo dedicado à preparação da maquiagem. “Você já acorda praticamente pronta. Os cílios alongados não exigem aplicação de rímel”, argumenta a esteticista Adriana Menoli, do Studio Menoli. Na verdade, quem passa pelo processo de alongamento precisa evitar as máscara de cílios e coçar os olhos. “Se tiver que usar, prefira um rímel incolor que não seja à prova d’água”, diz.

Com tamanhos variados, os cílios postiços criam makes versáteis. “Mas é preciso ter habilidade para aplicar, pois, se não forem bem fixados, podem cair a qualquer momento ou ‘prender’ a pálpebra”, avalia a esteticista. Se os cílios caírem, precisam ser retirados e colocados novamente. Cortar os cílios em três partes - para aplicar na parte externa, no meio e na interna -, não exagerar na cola e contar com a ajuda de uma pinça facilitam a aplicação.

- Manutenção

Se na aplicação do make os cílios alongados reduzem o tempo de preparação, os cuidados diários e a manutenção exigem dedicação. “Para manter os cílios bonitos, é preciso fazer manutenção a cada 20 dias. Caso contrário, o alongamento irá durar apenas um mês”, afirma Adriana. No dia a dia, shampoo infantil, usado para limpar a região dos olhos, e demaquilante sem óleo ajudam a manter impecável a aparência dos fios.

Os cílios postiços não exigem manutenção. “Eles podem ser removidos e recolocados sempre que quiser - se os cílios forem guardados na embalagem em que vieram, podem ser aplicados mais de uma vez”, lembra a esteticista. Mas podem causar irritação se a cola usada não for específica para tal finalidade ou se não forem retirados antes de dormir.