CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / LUTO NA MÚSICA

Do que morreu Jeff Beck? Músico foi considerado um dos maiores guitarristas do mundo

Jeff Beck morreu de meningite aos 78 anos; por meio de um post em suas redes sociais, a família do artista declarou que ele "morreu pacificamente"

CARAS Digital Publicado em 12/01/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeff Beck morreu nesta quarta-feira, 11 de janeiro; guitarrista foi vítima de uma meningite bacteriana - Foto: REUTERS/Fred Prouser/File Photo
Jeff Beck morreu nesta quarta-feira, 11 de janeiro; guitarrista foi vítima de uma meningite bacteriana - Foto: REUTERS/Fred Prouser/File Photo

Jeff Beck morreu nesta quarta-feira, 11, aos 78 anos. O guitarrista foi vítima de uma meningite bacteriana. De acordo em um comunicado divulgado pela família do artista em suas redes sociais, ele partiu "pacificamente". O músico foi considerado um dos maiores guitarristas do mundo. A doença é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que protegem o sistema nervoso central, e é causada por uma bactéria.

A bactéria mais frequente que causa a meningite é a Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo. Outras bactérias também podem ocasionar a doença, como a Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae tipo B. Ao atingir as meninges, a bactéria impede que o oxigênio seja levado às células do nosso organismo de forma adequada.

Entretanto, a meningite também pode ser ocasionada por um vírus, e em casos raros, por fungos ou o bacilo de Koch. Pessoas de todas as idades podem contrair a doença, mas é mais comum em crianças por volta dos cinco anos.

A meningite bacteriana resulta em sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e pescoço, náusea, vômito, sensibilidade à luz e até confusão mental. Os sintomas podem evoluir muito rápido e até chegar ao óbito, como no caso de Beck. A meningococo é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias, pela saliva e pelo contato muito próximo alguém infectado.

Para evitar o contágio, alguns cuitados básicos são eficazes, como a higienização das mãos e alimentos. É importante não compartilhar ítens de uso pessoal e manter os ambientes limpos e com boa circulação de ar. O melhor método para prevenir a doença é a vacina, que é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunização no Calendário de Vacinação da Criança.