Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Atualidades / Segurança

Perito William Dolato alerta para ameaças no app Play Premiado

Influenciadores digitais tiveram prejuízos com a garantia dinheiro fácil a usuários

Redação Publicado em 04/08/2022, às 14h03

Divulgação
Divulgação
Recentemente, influencers como Tirulipa, Gkay, MC Mirela e Rafael Cunha postaram em suas redes sociais um aplicativo que prometia pagar àqueles que assistissem vídeos na internet.

Com as possibilidades de ganhos rápidos com o próprio celular, o especialista em segurança digital, William Dolato já dava o alerta em seu canal do YouTube sobre os riscos da plataforma. 

"O aplicativo Play Premiado foi uma forma de um grupo de profissionais utilizarem os influenciadores, que são muito bem remunerados para ludibriar as pessoas, fazendo-se valer da má fé. Diversos artistas foram processados por propaganda enganosa", relata.

O app criava metas e, quando se chegava na marca inicial de R$ 3.000,00, teoricamente poderiam pegar o pagamento. Porém, após esse marco, o próprio sistema alterava para um objetivo ainda maior, impedindo o saque. 

Chegando a acumular milhões de reais com a falsa promessa, usuários têm se queixado nas redes sociais. Em alguns casos, influenciadores acabaram tendo sua imagem ferida por processos, principalmente pelos precedentes legais para o crime de propaganda enganosa.

Não é a primeira vez que um aplicativo viraliza prometendo ganhos rápidos e sem esforço. Recentemente a InfoMoney revelou casos de sequestro relâmpago com quem recebia PIX através de um robô.

"Em geral, os eles solicitam dados de acesso e, com isso, os golpistas conseguem muitas vezes rastrear esse usuário, cometendo seus delitos", conclui.
Conteúdo de responsabilidade de Eduardo Domit.