SAIBA MAIS

O que é parestesia? Entenda sequela irreversível de Henri Castelli

Perícia aponta que agressão sofrida por Henri Castelli em dezembro de 2020 deixou sequela permanente

Mariana Arrudas Publicado em 01/11/2023, às 18h50

O ator Henri Castelli - Foto: Reprodução/Instagram @henricastelli

Henri Castelli (45) se tornou assunto nesta quarta-feira, 1º, ao ser divulgado que o ator ficou com uma sequela irreversível em razão da agressão que sofreu em dezembro de 2020, na Barra de São Miguel (Alagoas), em um restaurante. Segundo o laudo pericial, o artista ficou com parestesia.

A parestesia é a sensação de formigamento ou dormência que pode acometer mãos, pés, pernas, braços e até mesmo boca e orelhas. De acordo com informações da Rede D'or de medicina, na maioria dos casos a condição é temporária e não requer intervenção médica. No entanto, o caso de Henri Castelli pode ser caracterizado como uma parestesia crônica e será permanente.

Entre os principais sintomas estão sensação de formigamento; sensação de dormência; dificuldade de movimentar algum membro ou área do corpo. Sua principal causa é um dano, que pode ser temporário ou permanente, a um dos nervos presentes no corpo. 

Leia também: Henri Castelli comemora aniversário da filha com festa luxuosa

De acordo com o perito Basílio de Almeida Milani, que assina o laudo de Henri Castelli, a condição do ator deve ser permanente e, atualmente, não possui tratamento. Na época da briga, o artista sofreu uma agressão e teve sua mandíbula fraturada. 

Ainda segundo o documento, obtido pelo colunista Rogério Gentile, do UOL, o ator afirmou que ainda sente dores no local fraturado, que se intensificam com a mudança climática. Além disso, ele também lida com a sensação de deformação, por isso, passou a esconder parte do rosto com as mãos. 

"Infelizmente a perícia não consegue avaliar, usando um rigor científico, se o requente [Castelli] após o tratamento voltou a ter o formato da sua mandíbula exatamente como era antes", declarou o perito, que acrescentou ao dizer que a diferença é aceitável. "Não é uma assimetria anormal ou acentuada a ponto de caracterizarmos como uma deformidade."

Nos casos em que a parestesia não é permanente, o tratamento irá depender do que desencadeou a sensação. Em algusn casos, é possível fazer o uso de medicamentos, compressas e procedimentos de fisioterapia para recuperar o paciente. No entanto, o hospital reforça que a cura para a parestesia é possível conforme as causas da doença.

 

Henri Castelli henri castelli parestesia

Leia também

Hospital revela estado de saúde de Tony Ramos após cirurgia no cérebro

Especialista faz alerta preocupante após Jojo Todynho fazer cirurgia; entenda

Esposa de Tony Ramos atualiza quadro de saúde do ator após segunda cirurgia

No hospital, Roque aparece em foto ao lado da esposa

Poliana Rocha para no hospital e recebe diagnóstico: 'Limpo'

Roque, do SBT, aparece pela primeira vez após internação