LUTO

Rita Lee foi expulsa de Os Mutantes pelo ex-marido; relembre

Rita Lee morreu após lutar contra um câncer de pulmão; a rainha do rock saiu da banda Os Mutantes após se separar de Arnaldo Baptista

por Marcela Almeida

malmeida@caras.com.br

Publicado em 09/05/2023, às 11h43 - Atualizado às 12h17

Rita Lee morreu após lutar contra câncer de pulmão - Foto: Reprodução/Instagram

Rita Lee morreu nesta segunda-feira, 8, aos 75 anos. A rainha do rock brasileiro foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha realizando tratamentos contra a doença. Ela formou o grupo Os Mutantes, ao lado de Sérgio Dias (71) e Arnaldo Baptista (74), com quem foi casada. Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972. Relembre o fim de seu relacionamento que coincidiu com a saída dela da banda.

A cantora entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers em 1964, que depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966. O trio foi fundamental no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, sendo adorados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros artistas.

O grupo acompanhou Gilberto Gil em Domingo no parque em 1967, no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, e Caetano Veloso em 'É proibido proibir no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, o que marcou a tropicália. A banda fez parte do álbum Tropicália ou Panis et Circensis, lançado 1968, a gravação foi essencial para o movimento. 

Rita Lee fez parte de Os Mutantes na época mais criativo e relevante da banda, ela gravou os álbuns Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971) e Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz (1972). Ela fez seu primeiro álbum solo antes de deixar a banda, Build up, em 1970. Ela também lançou Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, em 1972, ainda gravado com o grupo.

Leia também: Quantos anos tem o marido de Rita Lee? Compositor criou diversos sucessos do rock brasileiro

CASAMENTO COM ARNALDO BAPTISTA E EXPULSÃO DE OS MUTANTES

Em 1968, ela se casou com o colega de banda, Arnaldo Baptista. O relacionamento foi marcado por traições por parte dele e brigas. Em 1972, o casamento chegou ao fim, coincidindo com a expulsão de Rita de Os Mutantes pelo próprio ex-marido.

Durante uma entrevista de 1992 para Bruna Lombardi, ela falou sobre o que motivou sua expulsão. "Eu não voltaria aos Mutantes hoje em dia. Teve um final meio trágico, esquisito e injusto. A verdade é que éramos todos muito loucos. Tomávamos tudo, rolava de tudo. Muita gente pirava. Em um dado momento, precisamos confrontar isso com o Arnaldo Baptista. Ele ficou mal. Aconteceu um incidente em que ele pulou de uma janela e ficou vários meses em coma. Os Mutantes já tinham se dissolvido, mas tinha uma mágoa muito grande que não tinha sido resolvida", declarou a artista.

Com a saída dela, a banda perdeu sua formação clássica e ficou sem rumo, enquanto ela iniciava uma nova fase em sua carreira musical, no ano seguinte com a formação da banda Tutti Frutti, com Lúcia Turnbull, o guitarrista Luis Sérgio Carlini e o baixista Lee Marcucci. Algumas das canções mais lembradas de sua trajetória são desse período, como Agora Só Falta Você, Esse Tal de Roque Enrow e Ovelha Negra.

Marcela Almeida escreve pautas especiais para Caras e AnaMaria. Já integrou a equipe de novelas do Notícias da TV. Desde cedo se apaixonou pelo universo do entretenimento, música, filmes, viagens e cultura pop. Instagram: @almeidamarcela_

Rita Lee os mutantes Rita Lee

Leia também

Ex-BBB Nego Di doa R$ 1 milhão para ação de Matteus, do 'BBB 24'

Davi revela seu objetivo de ir para o Rio Grande do Sul: 'Ajudar'

Pedro Scooby mostra resgate de pessoas e animais de enchentes no RS

'Espero de coração que as pessoas se protejam, se ajudem', diz Xuxa Meneghel sobre tragédia no RS

Pedro Scooby relata dia de resgates no Rio Grande do Sul: "Muita gente ajudando"

Virginia Fonseca choca ao mostrar doações para o RS: "Bora ajudar"