EITA!

Musa dos anos 70, atriz da Globo chocou ao se apresentar nua com Antônio Fagundes

Atriz e musa da Globo nos anos 70, a artista marcou época por sua coragem e protagonismo em novelas, e está fora das telinhas há 18 anos

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 14/06/2024, às 18h00

Sônia Braga e Antônio Fagundes - Foto: Reprodução/Arquivo Globo

A atriz Sônia Braga (74), marcou época como musa da televisão nos anos 70. A atriz foi a primeira a protagonizar a trama Gabriela, em 1975, que se tornou um dos maiores sucessos da emissora. Afastada da televisão há 18 anos, a artista ainda é lembrada por seus icônicos papéis na TV e por sua atuação no musical Hair, estreado em 1969, em que ela se apresentou nua com o ator Antônio Fagundes (75).

Hair, foi um enorme sucesso e Sônia, que inicialmente havia sido recusada pelo diretor Ademar Guerra, entrou no elenco por insistência de Altair Lima, um dos atores do espetáculo que também dirigia a peça. O sucesso de Sônia foi tão grande que mais tarde o cantor Caetano Veloso lançou uma música para consagrá-la, Tigresa, que em um verso diz: “Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair.”

A atriz que iniciou a vida na televisão aos 14 anos, assinou contrato com a Globo em 1970 e compôs o elenco de diversos sucessos da emissora como Irmãos Coragem, em 1970, no papel de Lídia Siqueira, Selva de Pedra, em 1972, na pele de Flávia, Saramandaia, em 1976, dando vida a Marcina, Espelho Mágico, em 1977 e outras. Também participou do programa infantojuvenil Vila Sésamo, sucesso da época que a fez ficar conhecida pelo grande público no papel de Ana Maria. Além do teatro e da televisão, Sônia também teve destaque no cinema. Ela protagonizou um dos filmes de maior bilheteria do Brasil, Dona Flor e seus Dois Maridos, em 1976.

O sucesso da atriz ultrapassou fronteiras e ela passou a ser conhecida também internacionalmente, o que a levou a se mudar para os Estados Unidos e se afastar da televisão. O seu último papel na TV foi na trama da Globo, Páginas da Vida, em 2006, e nos cinemas foi em 2019, com o filme Bacurau.

Recentemente houve boatos de que a atriz teria sido convidada para participar do remake de Renascer, porém ela usou a rede social X/Twitter para desmentir o assunto: “Será que existe uma outra Sonia Braga atriz? Uma avatar no metaverso, talvez? Porque esta aqui que vos fala jamais foi consultada.”

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Tábata Santos é apaixonada pelo universo cultural. Adora música, teatro, livros e cinema. A escrita faz parte da sua vida e escrever para a Caras e a Contigo é um aprendizado e inspiração constante.

Sônia Braga Antônio Fagundes

Leia também

Ao vivo, Denilson se emociona ao falar da morte da sobrinha: ‘Estou aqui por ela’

Fábio Porchat quase termina relacionamento após atitude da namorada em viagem

Eliana deve anunciar sua ida para Globo em breve, diz colunista

Atriz de Alma Gêmea vive irreconhecível fora do Brasil

Xuxa Meneghel pode ter quadro no Fantástico, diz jornal

Tati Machado expõe situações tensas na carreira: "Fui maltratada horrores"