COLUNA

Símbolo da alta-costura, estilista destaca feminilidade com referência cinquentista

Maria Grazia Chiuri, estilista italiana de alta-costura, pontua nuances de força com paleta mais adulta e faz alusão à Christian Dior

Paula Martins

por Paula Martins

Publicado em 09/02/2024, às 17h00

A cintura marcada foi a silhueta predominante dos looks e os tecidos robustos são destaque - FOTO: GETTY IMAGES

A sobriedade destacada por toda a técnica irrepreensível se tornou um símbolo da alta-costura praticada pela renomada estilista italiana Maria Grazia Chiuri (59). Simples, mas jamais com o predicado de simplória, a coleção foca em uma estética mais voltada para a feminilidade com uma referência cinquentista – marcada pelos vestidos de comprimento médio, cortes mais acinturados e com saias de uma modelagem levemente aberta, quase conservadora, mas pontuada por nuances de força encontrada especialmente na paleta mais adulta, nos toques discretos de utilitarismo e na clássica alfaiataria contemporânea que traz o toque de sofisticação atualizada e muito potente ao universo delicado e discreto montado pela estilista.

Jaquetas acinturadas e estruturadas que fazem alusão à famosa Bar Jacket, um dos primeiros modelos desenhados pelo consagrado estilista francês Christian Dior (1905-1957) e que revolucionou a estética pós-Segunda Guerra, vêm com a região do busto marcada, o que denota a intenção de adicionar sensualidade à coleção, percebida também pelas blusas e vestidos transparentes e pelos decotes acentuados. A densidade necessária para o romantismo predominante da coleção é encontrada nos materiais com aspectos mais robustos, nos tons profundos, na rica texturização delicadamente ondular de plissados e nervuras e nos bordados tão precisos como arrebatadores aplicados em vestidos imponentes, saias de shape aberto e blusas de manga longa.

O feminismo é algo que ninguém deve esquecer, é um momento inclusivo, no qual a vontade é de se tornar verdadeiramente participativa. E nisso nós, mulheres, juntas, devemos desenvolver nosso próprio ponto de vista seguindo os modelos que aceitamos e que são os mais corretos”, já disse a estilista, sobre a força feminina.

 

 
 
 
 

 

FOTOS: GETTY IMAGES

Paula Martins

Jornalista, estilista e consultora de moda, Paula Martins traduz, em forma de conteúdo relevante, tudo o que acontece nas passarelas e nos mais influentes eventos de moda e lifestyle do mundo.

moda alta-costura Dior Maria Grazia Chiuri Feminilidade

Leia também

Nicola Coughlan, de 'Bridgerton', elege vestido poderoso para baile funk no Rio

Bárbara Evans combina looks com marido no casamento da mãe, Monique Evans

Nova coleção de estilista carioca abandona passado e prospera com inspiração no Peru

Os 6 looks mais marcantes do primeiro dia do Festival de Cannes

Estilista comemora os 50 anos de sua etiqueta com coleção que acena para o futuro

É futilidade? Entenda a história do MET Gala e sua importância na cultura