ENTREVISTA

Crianças podem sentir ansiedade? Especialista explica quadro na infância

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica se crianças podem ter ansiedade e cita o filme Divertida Mente

Dra. Leticia de Oliveira

por Dra. Leticia de Oliveira

Publicado em 01/07/2024, às 12h05

Jovem sendo acalmado ao sentir ansiedade - Foto: Getty Images

A ansiedade é um tema bastante recorrente em diversas fases da vida, especialmente após se tornar adulto. Porém, a psicóloga Leticia de Oliveira explica que o quadro pode afetar crianças também, e aparecer durante a infância.

Em entrevista à CARAS Brasil, ela explica que, muitas vezes, quando o paciente ainda não sabe reconhecer seus sentimentos, acaba os transformando em ansiedade. "Quando não sabemos nomear os nossos sentimentos, quando não sabemos que estamos tristes, com medo, com raiva, transformamos todos esses sentimentos em ansiedade."

Para ajudar neste quadro, é importante que a criança comece a aprender como reconhecer seus próprios sentimentos. "A criança precisa aprender a perceber os próprios sentimentos. Quanto mais a criança se conhece e percebe os próprios sentimentos, menos ansiedade ela vai ter."

Leia também: Divertida Mente 2: Especialista faz alerta para ansiedade na adolescência

"Esse processo é feito através do reconhecimento de emoções, que foi bem exemplificado no filme Divertida Mente", completa a especialista, citando o filme Divertida Mente 2, que estreou no mês de junho nos cinemas e tem feito sucesso pelo Brasil inteiro.

Na trama, produzida pela Disney e Pixar, a protagonista, Riley, faz 13 anos e chega à adolescência e, então, ganha novas emoções, sendo elas: ansiedade, vergonha, inveja e tédio. Os novos personagens se juntam a alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho para comandar a mente da jovem.

Após o lançamento do filme, o debate sobre a ansiedade se tornou ainda mais presente nas redes sociais. Sasha Meneghel (25) aproveitou o momento e revelou que tinha crises de ansiedade durante sua adolescência. Em entrevista à revista Glamour, ela ainda contou que os pais, Xuxa (60) e Luciano Szafir (55), sempre a apoiavam e a ajudavam a superar as situações.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:

Dra. Leticia de Oliveira

Leticia de Oliveira é psicóloga comportamental (CRP SP: 0695130) com referência em Análise comportamental. É fundadora do Núcleo Letícia Oliveira, ao qual presta atendimentos multidisciplinares, com foco na saúde e cuidado do corpo e mente. Atuou como psicóloga consultiva no programa “É De Casa”, da Rede Globo, e ao longo de sua carreira, já ajudou milhares de mulheres a conquistarem o controle de suas moções e terem uma leve e feliz om seus treinamentos e consultas.

Psicologia ansiedade Divertida Mente psicóloga

Leia também

Madonna faz reflexão sobre a vida, um ano após susto com internação

Médico explica mito dos 'chás do emagrecimento' e avalia hábitos alimentares

Especialista faz alerta sobre positividade tóxica: 'Muito mais nocivo do que saudável'

Mingau, do Ultraje a Rigor, passará por nova cirurgia. Saiba qual

Quando se deve procurar um reumatologista? Especialista da área aponta

Entenda a condição de Rafa Justus; adolescente rebateu críticas quanto a sua aparência