ENTREVISTA

Gahbi, de Elas por Elas, revela ataques após mudar certidão de nascimento

'Tenho recebido ameaças de morte, isso é inconcebível', conta o intérprete de Polvilho em Elas por Elas, em entrevista à CARAS Brasil

por Mariana Arrudas

marrudas_colab@caras.com.br

Publicado em 24/01/2024, às 10h20

Gahbi, intérprete de Polvinho em Elas por Elas - Foto: Hugo Barreto

"Fui do céu ao inferno, tudo isso em pouco tempo". A frase é de Gahbi Borges (35), intérprete de Polvilho em Elas por Elas, que na última semana mudou sua certidão de nascimento para "não binário". O artista conta que, após ter o documento retificado, tem sofrido um linchamento virtual.

O ator de Elas por Elas não se identifica com o gênero masculino nem feminino, e atende pelos três pronomes —incluindo o neutro. "[Estou passando por um] cancelamento horroroso, nojento, triste e violento. Tenho recebido ameaças de morte, isso racionalmente é inconcebível", conta à CARAS Brasil

Gahbi buscou o documento em 15 de janeiro, ao lado da mãe Vera Adelaide, e da amiga, Cíntia Cecilio, que foi a advogada do processo para retificação da certidão de nascimento. Ele diz que, neste momento difícil, conta com apoio psicológico, de amigos, familiares e seguidores.

Leia também: Polvilho de Elas por Elas, Gahbi conta que entrou para o elenco de 'forma inesperada'

"Esse momento que é especial está sendo pavoroso também. Mas, essa onda de ódio não vai me matar e nem ocultar a minha conquista. Vou tomar as medidas judiciais cabíveis. Quero resgatar a sensação do momento em que peguei a certidão, porque me marcou. Era uma sensação de alegria, liberdade, conquista e vitória."

Para o ator, a situação apenas reflete os altos índices de violência contra a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Ele ainda incentiva outras pessoas não-binárias e trans binárias a não perder a esperança e enfrentar a burocracia e preconceitos camuflados durante o processo.

Foto: Hugo Barreto
Foto: Hugo Barreto
Foto: Hugo Barreto
Foto: Hugo Barreto
Foto: Hugo Barreto

 

"Se a questão financeira embarreirar, peça ajuda. Beba da teimosia, da persistência e da coragem para sua conquista. Esses dias estava lendo sobre a psicologia Gestalt e me deparei com essa frase de Beisser: 'A mudança ocorre quando uma pessoa se torna o que é, não quando tenta converter-se no que não é'."

CONFIRA A PUBLICAÇÃO DE GAHBI NO INSTAGRAM:

Mariana Arrudas é repórter de pautas especiais do Grupo Perfil. Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já integrou a equipe de entretenimento da Folha de São Paulo. Apaixonada por música, filmes, viagens e cultura pop, escreve sobre o universo das celebridades. Instagram @marixf

Elas por Elas Gahbi

Leia também

Mari Gonzalez posa em foto de família publicada pelo sogro, Bell Marques

Helena Ranaldi faz rara aparição ao lado do marido Daniel Alvim

Viviane Araújo estará no documentário de Belo, diz jornalista

Grávida, Thayse Teixeira volta a ser internada: "Preservar a saúde do bebê"

Jojo Todynho passa perrengue para visitar ponto turístico de Paris

Bruna Griphao exibe boa forma em novo vídeo