LUTO

Morre vítima de câncer, aos 87 anos, a atriz Eva Wilma, grande dama da TV e do teatro

Conhecida por grandes novelas, como a primeira versão de 'Mulheres de Areia', em que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, ela deixa dois filhos e cinco netos

CARAS Digital Publicado em 16/05/2021, às 00h25 - Atualizado em 17/05/2021, às 14h49

Eva Wilma na Ilha de CARAS, em 2012 - Marco Pinto/Arquivo CARAS

O Brasil sofreu mais uma triste perda na arte!

Morreu na noite deste sábado, dia 15 de maio, a atriz Eva Wilma, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória causada por um câncer no ovário. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde morava, desde o dia 15 de abril, para tratar problemas cardíacos e renais. Seu câncer havia sido descoberto no dia 7 e, sua morte foi confirmada às 22h08.

Foto: TV Globo/Divulgação

Seu primeiro casamento foi com o ator John Herbert (1929-2011), entre 1955 e 1976, com quem teve os dois filhos que deixa, além de cinco netos. Um comunicado oficial emitido pela assessoria de imprensa da atriz informa o ocorrido e dá os pêsames à família: "Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer às 22h08 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória. Nossos profundos e sincero sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup Jr e Vivien Buckup".

Foto: Divulgação

HISTÓRIA NOS PALCOS E NA TV

Ela iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Em 1953, começou a receber convites para atuar, começando pelo TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia, onde dividiu os palcos com grandes astros e estrelas da época nos espetáculos e, dali, não pararia mais, fazendo inúmeras peças importantes para a formação do teatro nacional.

Como a Tia Íris, que guardava o segredo de Teresa Cristina, em Fina Estampa - Foto: TV Globo/Divulgação

Grande dama da TV e do teatro, ela fez sucesso atuando ao lado do ator Carlos Zara (1930-2002), com quem foi casada durante 23 anos, em diversos programas, muitas vezes como par romântico. Na tela da TV, fez sucesso como as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão da novela Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, e papéis em novelas como A Viagem, O Direito de Nascer e Selva de Pedra. Na década de 1990, fez sucesso como Altiva, personagem de sotaque nordestino que se misturava com inglês na fictícia Greenville da novela A Indomada. Um de seus trabalhos de maior sucesso na TV Globo foi Fina Estampa, novela de Aguinaldo Silva reexibida durante a pandemia.

Na novela Araguaia, de 2010, e em Fina Estampa, de 2011, reprisada em 2020 - Foto: TV Globo/Divulgação

Em 2012, Vivinha, como era conhecida por amigos e familiares, esteve na Ilha de CARAS, onde falou sobre o amor e a ternura que sempre teve ao tratar com o próximo.

Foto: Marco Pinto/Arquivo CARAS

TV atriz novela Eva Wilma

Leia também

Ana Maria Braga fica pasma ao ver cavalo em telhado ao vivo: 'Desespero'

Edu Guedes e Ana Hickmann juntos em novo programa no SBT? Entenda os rumores

Em Porto Alegre, Patrícia Poeta fala sobre cobertura de tragédia no RS

Na melhor! Beatriz Reis, do BBB 24, segue em alta e ganha espaço no Multishow

Por que a Globo cancelou o Profissão Repórter sobre Madonna?

Tuca Andrada nega demissão e expõe sua situação na Globo: ‘Nunca tive contrato’