VEM AÍ!

Jayme Monjardim comenta sobre 'Passaporte para Liberdade': ''É uma honra contar essa história''

Durante coletiva de imprensa, diretor Jayme Monjardim contou um pouco sobre como chegou até à história contada na nova minissérie da Globo, 'Passaporte para Liberdade'

Carolina Felski Publicado em 10/12/2021, às 13h39 - Atualizado às 15h18

João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) e Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte) - Globo/Victor Pollak

Jayme Monjardim (65), diretor de Passaporte para Liberdade - a nova minissérie da TV Globo - esteve com parte do elenco e com o autor e roteirista Mário Teixeira (53) em uma coletiva virtual na manhã desta sexta-feira, 10 - na qual a CARAS Digital participou - comentando sobre a produção e a estreia da série. 

Ao ser questionado sobre como chegou até a trama contada na minissérie, Monjardim diz que as histórias procuram seus contadores e protagonistas. Ele conta que, durante um ano, um escritório de advocacia telefonava dizendo que tinha uma história para ele.

"Eu acho que é o destino... Isso me fez ligar para o escritório, eu estava em São Paulo e fui até lá. Foi nesse dia que eu encontrei o filho da Aracy [de Carvalho], junto com o neto e a bisneta", completa. 

De acordo com Jayme, ele se emocionou após o encontro com os descendentes de Aracy de Carvalho, que contaram a ele sobre a história dela. Em seguida, o diretor entrou em contato com o diretor e roteirista Silvio de Abreu (78) para saber sua opinião sobre a história.

"O Mário [Teixeira, roteirista] estava começando a desenvolver uma novela e eu perguntei se ele poderia escrever essa história. Voltamos a São Paulo para fazer outras perguntas e pesquisas, a Sophie [Charlotte, atriz] me entregou mais de 5 mil documentos da Aracy de Carvalho, e nisso fomos nos apaixonando", destaca ainda o diretor.

Ainda segundo Monjardim, a história, que estava começando a ganhar vida, encantou também a empresa norte-americana de entretenimento Sony Pictures Entertainment, que entrou com a parceria para a primeira co-produção com a TV Globo. 

Jayme Monjardim comenta que acredita que foi escolhido para contar essa história. "Eu sempre digo para tomar muito cuidado com o que você pede para o destino, porque pode acontecer. É o dom da sorte, fico muito feliz por ser escolhido pelo mundo feminino para contar essas histórias", completa o diretor ainda de Olga e Maysa.

Sinopse de Passaporte para Liberdade

Baseada em uma história real, a série, dividida em 8 capítulos, tem como enredo a saga da brasileira Aracy de Carvalho, interpretada por Sophie Charlotte (32).

Aracy era funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo. Ela entrou para a história ao arriscar sua própria vida para salvar judeus na Alemanha nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Enfrentando o governo alemão e passando por cima de muitas regras vigentes no país, Aracy emitia vistos para que judeus pudessem imigrar e sobreviver.

Foi em Hamburgo que Aracy conheceu o grande amor de sua vida, o escritor brasileiro Guimarães Rosa, interpretado por Rodrigo Lombardi (45).

Passaporte para Liberdade estreia na TV Globo no dia 20 de dezembro.

TV sophie charlotte rodrigo lombardi Jayme Monjardim Tv Globo Sony Mário Teixeira Passaporte para Liberdade Gabi Petry Peter Ketnath

Leia também

Luciano Huck manda recado para Gracyanne após polêmica: ‘Brincadeira'

Gabriela Duarte alfineta a Globo em defesa de sua mãe, Regina Duarte

Claude Troisgros faz rara aparição com a esposa. Saiba quem é!

Filha de Silvio Santos passa manhã na Globo. Saiba o que ela foi fazer lá

Maria Padilha entrega bastidores de cena inusitada com Marco Ricca em Justiça 2: 'Loucura'

Pedro Neschling abre o jogo sobre fama de galã quarentão: 'Não levo tão à sério'