Veja 15 famosos que já aderiram a protestos no mundo

Redação Publicado em 18/06/2013, às 16h17 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja 15 famosos que já aderiram a protestos ao redor do mundo - Fotomontagem

As manifestações por mudanças, que tiveram seu ápice nos protestos de segunda-feira, 17, foram compartilhadas por vários famosos que resolveram se posicionar contra a ação violenta da Polícia Militar e em favor da causa social.

Famosos aparecem com olho roxo em campanha contra violência

As indignações populares foram aderidas por celebridades em grandes momentos da história, como na Guerra do Vietnã, na Guerra do Iraque e aqui no Brasil, mais recentemente, nos protestos contra a construção da Usina de Belo Monte. Muitos, como os casos de George Clooney e Danny Glover, chegaram a se presos por algumas horas.

A revolta pacífica, que marcou boa parte das passeatas dos atuais protestos no País, foi o meio encontrado por John Lennon e Yoko Ono ao se engajarem contra a Guerra do Vietnã, em 1969. O casal ficou por uma semana em uma cama.

Gisele Bündchen e Luciano Huck apoiam protestos no Brasil

Famosos comentam protestos em São Paulo e Rio de Janeiro

Entre as celebridades nacionais que se manifestaram de alguma forma estão Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella, Tony Tamos, Ísis Valverde e Daniela Mercury.

Confira abaixo, com um breve histórico, 15 famosos que já participaram de protestos ao redor do mundo!

1. George Clooney fez uma série de protestos contra o presidente  do Sudão, Omar al-Bashir. O ator chegou a ser preso na manifestação em Washington que acusava o chefe de Estado de provocar uma crise humanitária e impedir a chegada de alimentos à região de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.


2. Martin Sheen, que ficou conhecido por interpretar o presidente Bartlet no seriado The West Wing e o capitão Willard no filme ApocalYpse Now é também famoso pela quantidade de vezes que foi parar atrás das grades. Ele foi preso mais de 60 vezes por protestar a favor dos direitos humanos e causas ambientais.


3. Susan Sarandon: A atriz vencedora do Oscar foi presa numerosas vezes por protestar como ativista política, inclusive contra a Guerra do Vietnã.


4. Danny Glover foi preso com mais 11 pessoas por participar de uma grande manifestação trabalhista em 2010.


5. James Cromwell, que ficou famoso por fazer o filme Babe, o Porquinho Atrapalhado foi presto em 2001  por participar de um protesto a favor dos animais na Virginia. Ele foi solto 5 horas depois.


6. Hayden Panettiere, do seriado Heroes, chamou atenção do mundo por participar de um protesto de surfistas contra a matança de baleias e golfinhos no Japão. 

7. Jessica Alba decidiu se manifestar contra a matança de tubarões, mas escolheu demonstrar sua indignação de uma forma um pouco polêmica. Ela espalhou cartazes com a imagem de um tubarão branco em várias propriedades na cidade de Oklahoma.



8. Uma das manifestações mais conhecidas do mundo é o de John Lennon e sua mulher Yoko Ono. O casal fez um protesto pacífico contra a guerra no Vietnã, em 1969. Eles ficaram na cama por uma semana.


9. A atriz Letícia Sabatella se uniu a integrantes de partidos políticos para protestar o governo contra transposição do Rio São Francisco na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


10. Vários famosos apareceram no mesmo vídeo para protestarem contra a construção a usina hidrelétrica de Belo Monte. Além de artistas internacionais, como James Cameron, Sigourney Weaver e Darryl Hanna, astros nacionais como Juliana Paes, Ísis Valverde, Dira Paes, Marcos Palmeira, Murilo Benício e muitos outros também se manifestaram.


11. Fernanda Montenegro beijou uma atriz na boca em protesto contra o deputado federal Marco Feliciano no comando da comissão de Direitos Humanos da Câmara.


12. Tony Ramos liderou a passeata Brasil Sem Armas em Copacabana após a morte da personagem de Vanessa Gerbeli em Mulheres Apaixonadas.


13. Daniela Mercury se uniu na Parada Gay de 2013 para protestar contra a homofobia. "A Constituição aceita todo mundo do jeito que é", disse a cantora, que deu um beijo na namorada Malu Verçosa.

TV fernanda montenegro George Clooney John Lennon Tony Ramos Letícia Sabatella Fernanda Montenegro [14795] Letícia Sabatella [14925] Polêmica e Celebridades Polêmica e Celebridades [61594] George Clooney [14806] John Lennon [2495] Tony Ramos [15106] protesto [29229] protesto

Leia também

Ana Maria Braga revela como decidiu abandonar vício

Jaquelline Grohalski reage a surto da mãe em A Grande Conquista: 'Não tem paciência'

Gracyanne comenta participação de Belo no 'Domingão': 'Indelicadeza absurda'

Samara Felippo detalha caso de racismo sofrido pela filha: 'Não é a primeira vez'

Filho de Faustão pode deixar Band e ir para Record? Saiba mais

Vão Voltar? Davi abre o jogo sobre seu relacionamento com Mani Reggo