Salão do Móvel de Milão: mostras paralelas atraem criadores como Marcelo Rosenbaum e Brunete Fraccaroli

Estrela do Fuorisalone, região da Tortona recebe arquitetos e designers brasileiros Zanine de Zanini, Brunete Fraccaroli, Marcelo Rosenbaum, Guto Indio da Costa e Denise Barreto falam sobre as atrações do ‘circuito alternativo’ da Feira de Milão

CARAS DIGITAL Publicado em 12/04/2014, às 09h02 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Ambiente da France Design no Salão do Móvel de Milão 2014 - DIVULGAÇÃO

A atmosfera criativa da região da Tortona, em Milão, é contagiante. Palco de mostras paralelas ao Salone, lá o mix de culturas e o clima despojado dão o tom. “O Fuorisalone é quase uma válvula de escape devido ao não comprometimento com o mercado. Essa liberdade e o leque de soluções que surge dela é o que dá a graça”, define o designer Zanine de Zanini. “É uma Disney!”, brinca a designer de interiores Brunete Fraccaroli, que preferiu começar seu tour pelo circuito Fuorisalone em vez de seguir para a feira oficial. “Gostei do espaço criado pelo designer Karim Rashid no Superstudio Più, e da mostra da Moooi”, conta Brunete, acompanhada do arquiteto Leo Shehtman. Já para os arquitetos Denise Barreto e Gunther Pachewsky, que vêm a Milão todos os anos, o destaque foi o Thailand’s Slow Hand Design, com trabalhos de designers tailandeses. “As peças me encantaram, é um espaço que vale ser visitado”, afirma Denise.

+ Holandeses injetam humor no Salão do Móvel de Milão

+ Brasileiros conferem o melhor do design na Itália

+ Armani, Hermès e Baccarat promovem festas no Salão do Móvel de Milão

+ Salão de Milão: cozinhas ganham tons de cinza

Além da Tailândia, outros países ganharam espaço na Tortona, como Japão, França, Eslovênia e Brasil, com a mostra Rio + Design, que está em sua sexta edição. “São mais de 100 peças feitas por 50 profissionais brasileiros, vale a pena ver”, recomenda o designer Guto Indio da Costa. Já o designer Marcelo Rosenbaum indica a exposição da Triennale Museum. “Ela conta a história do design da Itália através de três momentos de crise, mostra como as peças foram acompanhando as necessidades e o comportamento. A crise faz repensar a forma de viver e usar o espaço, por isso é tão interessante”.

Ao contrário do Salone Del Mobile, que termina no dia 14 de abril, a exposição do Triennale Museum pode ser conferida até fevereiro de 2015.

Decoração zanini de zanine Marcelo Rosenbaum Salão do Móvel de Milão Salão do Móvel de Milão [31186] Marcelo Rosenbaum [26084] Karim Hashid [31981] Karim Hashid Zanini de Zanine [72980]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion