CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

No Salão do Móvel de Milão, madeira, aspecto industrial e tons de cinza tomam conta das cozinhas

O reinado do bege chega ao fim e as cozinhas ficam mais aconchegantes. As arquitetas Fernanda Marques, Jóia Bergamo e Denise Monteiro visitam a EuroCucina e comentam as tendências

CARAS DIGITAL Publicado em 11/04/2014, às 16h35 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
EuroCucina no Salão do Móvel de Milão - DIVULGAÇÃO
EuroCucina no Salão do Móvel de Milão - DIVULGAÇÃO

A cozinha deixou de ser coadjuvante e ganha cada vez mais importância nos projetos de decoração. Foi isso que as arquitetas Jóia Bergamo, Fernanda Marques e Denise Monteiro - profissionais do Programa de Relacionamento i/D - observaram na visita que fizeram à EuroCucina, na Feira de Milão. “Ela virou lugar de reunião da casa. A cozinha é o novo living”, afirma Denise Monteiro.

E a tendência de torná-la aconchegante é percebida não apenas na Europa. “Os clientes no Brasil já estão focados nisso, é um movimento coletivo”, acredita. Jóia Bergamo concorda: “percebi o prazer de compartilhar nas cozinhas que vi no Salone”. Nos materiais, Jóia aponta a madeira como protagonista. “Ela está muito em alta e aparece misturada com o plástico, o tecido e o metal. A madeira é a ‘grande artista’ da feira”, diz.

+ Armani, Hermès e Baccarat promovem festas no Salão do Móvel de Milão

+ Brasileiros conferem o melhor do design na Itália

Para a arquiteta Fernanda Marques, a madeira com aspecto rústico, aliada ao metal, e o jeito industrial predominaram. “Os projetos que vi trazem uma coisa bruta mesmo, com jeito de material reciclado e ar descolado”. Segundo ela, as propostas de cores para esse ambiente estão mais fechadas, com o cinza em primeiro plano e pequenas pinceladas de laranja e verde. “Por muitos anos, o bege reinou sozinho, mas os tons de cinza e fendi chegaram para renovar”, diz Fernanda.

+ Holandeses injetam humor no Salão do Móvel de Milão

+ Fã de Pelé, fundador da Dedon vem à Copa do Mundo

Na visão da arquiteta, o ideal é privilegiar os tons neutros e adicionar detalhes de cor.”Para os brasileiros, essa tendência é muito conveniente, já que não temos o costume de fazer casas muitos coloridas, pois temos muita luz natural em nosso país. Os europeus sentem mais necessidade de trazer a luz para dentro de casa e, por isso, acabam incluindo mais cores na decoração”, conclui.

Na galeria abaixo, você encontra algumas cozinhas do Salão do Móvel de Milão. Confira!