Grafite é tendência na decoração de ambientes. Saiba como aderir

O grafite pode ser inserido à decoração através de papéis ou adesivos de parede, quadros, painéis ou até intervenções de um artista. Veja as opções e saiba como decorar o ambiente

Juliana Cazarine Publicado em 27/03/2014, às 17h51 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Decoração: grafite é tendência. Saiba como aderir - Evelyn Müller

O grafite deixou de ser uma expressão artística exclusivamente das ruas. Os desenhos agora são tendência na decoração de ambientes. Mas a percepção do grafite dentro de casa é diferente, garante Agnes Manso, arquiteta do Studio SM2. “Na rua, você está em movimento e a intensidade é necessária. As características dos desenhos para a decoração têm que ser mantidas, mas o ideal é que as cores sejam menos vibrantes”, avalia.

Levar um nome de peso da arte urbana, como Eduardo Kobra ou a dupla Os Gêmeos, para dentro de casa pode não ser uma alternativa acessível a todos que desejam agregar a arte à decoração. “Pode ser muito caro”, afirma Marta Calasans, arquiteta. Mas, ao contrário das ruas, para a finalidade decorativa, existem mais alternativas. “Dá para usar papel ou adesivo, quadro, tela ou até uma fotografia. A Evelyn Müller, fotógrafa, fez imagens de desenhos dos gêmeos do início da carreira e eu trouxe o grafite para a decoração por meio de uma foto”, comenta.

+ Eduardo Kobra faz mural 3D na São Paulo Fashion Week. Veja entrevista com o artista

O grafite ‘removível’ oferece também a vantagem da locomoção, além de ser mais acessível financeiramente. “Você pode trocar o desenho de ambiente, levá-lo caso se mude ou ainda tirá-lo da parede se não quiser mais”, diz Marta.

+ Papéis e adesivos de parede: veja dicas para usar os revestimentos na decoração

Segundo Marta, ousar é permitido desde que a decoração não fique cansativa. “Se o grafite ocupa uma parede inteira, por exemplo, as demais não precisam ter cores neutras, mas podem ter os tons que estão no desenho e ser lisas”, sugere Marta. Para Agnes, em um ambiente com muita informação, nenhum elemento é o destaque. “É melhor que o restante da decoração seja clean.”

+ Decoração minimalista é tendência. Veja como aderir

Para aderir à decoração com grafite, o mais importante é identificar-se com o estilo. “O grafite tem uma linguagem particular, que ganha um toque de sofisticação nesse caso. Os desenhos podem ser usados em qualquer cômodo, mas têm que respeitar a personalidade do morador”, diz Agnes.

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion