Jean Nouvel cria ‘escritório para viver’ e propõe mais prazer no trabalho

Em entrevista exclusiva, o arquiteto Jean Nouvel, vencedor do Pritzker Prize, critica escritórios atuais e fala de seu intrigante projeto que une casa e trabalho. Confira as ideias de Nouvel direto da Feira de Milão, na Itália

Guilherme Ravache Publicado em 11/04/2013, às 11h56 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Peças de escritório dividem espaço com objetos típicos de uma casa no “Project: office for living”, do premiado arquiteto Jean Nouvel - Caras

Jean Nouvel, arquiteto vencedor do Pritzker Prize 2008, foi o escolhido para criar um dos ambientes mais intrigantes da 52ª edição do Salone Internazionale del Mobile, em Milão, na Itália. A proposta de Nouvel foi montar uma grande obra que unisse casa e trabalho e que criasse uma nova proposta para os escritórios, reinventando o espaço de trabalho. O resultado foi “Project: office for living” (Projeto: escritório para viver), cinco ambientes que remetem a uma residência tradicional, com living, quarto, cozinha e banheiro, mas que também funcionam como escritório. Nouvel colocou computadores, arquivos, quadros de recados e peças de escritório dividindo espaço com objetos típicos de uma casa, como escorredores de louça, banheira e afins. Ao encontrar com o arquiteto francês na Feira de Milão, conversamos brevemente sobre o projeto. Confira:

Essa iniciativa não é apenas mais uma forma de fazer as pessoas trabalharem mais?

Talvez realmente não seja uma boa ideia juntar o trabalho e a vida privada. Mas às vezes é necessário. O ideal seria amarmos os dois. Mas entendo que nem sempre isso é possível. O fato é que muitas pessoas não amam o que fazem. Na verdade, nem gostam do que fazem. Entretanto, se é necessário para uma pessoa unir o trabalho e a vida doméstica, proponho que ao menos se sinta bem.

E por que precisamos reinventar os escritórios?

Essa é uma questão da humanidade e teremos de abordá-la mais cedo ou mais tarde, as pessoas deveriam poder amar a casa e o trabalho e uni-los quando fosse necessário. Em 30 ou 40 anos, nós ficaremos assombrados ao ver como era a maior parte dos escritórios.

Por quê?

Escritórios são clones grotescos, padronizados, nunca há um mero indício de prazer em se estar nele. E podemos trabalhar em casa, e cada vez mais vamos trabalhar em nossas próprias casas. Então, melhor que sejam espaços impregnados de generosidade, receptivos e personalizados.

Decoração casa Casa [16706] decoração [18997] Escritório Jean Nouvel Escritório [61139] Jean Nouvel [34757]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion