Uma casa de praia ou campo precisa unir praticidade e aconchego

Ana Carolina Gabriel Publicado em 13/06/2013, às 18h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Sala projetada pelo designer de interiores Gilberto Cioni e o arquiteto Olegário de Sá na Casa Cor 2013 - Divulgação

A união entre conforto e minimalismo foi o que pautou a dupla Gilberto Cioni, designer de interiores, e Olegário de Sá, arquiteto, para criar o projeto “Casa Weekend”, da Casa Cor São Paulo 2013. O ambiente rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado enche os olhos de quem visita o evento. “Procurei aliar o rústico com o chique para criar uma decoração possível de copiar. Os visitantes comentam que o projeto é viável e que remete ao bem-estar”, afirma Cioni.

Decoração minimalista é tendência. Veja como aderir

Uma casa de praia, campo ou um espaço dedicado ao lazer e relaxamento precisa ter duas características fundamentais: praticidade e aconchego. “As pessoas querem relaxar e vão ficar na casa por alguns dias. Por isso, temos que trazer a beleza do exterior da casa para o interior. No projeto, optei por usar vidros que ampliam a visão e deixam o ambiente iluminado e ventilado”, diz.

Azulejo hidráulico é versátil e pode ser usado para substituir quadros. Confira!

A maneira como se planeja a arquitetura de uma casa também determina o grau de conforto que ela oferece. “Um projeto com ênfase ao pé-direito alto (medida da altura do piso ao teto), como é o “Casa Weekend”, é mais confortável. As portas grandes de madeira funcionam muito bem nesses casos. Mas vale lembrar que a madeira da porta, dos móveis e de outros objetos têm estar entrosadas”, ressalta o designer.

Madeira, inox e alumínio são os materiais mais indicados para os móveis da varanda

Quando a decoração é pensada para proporcionar momentos de relaxamento, usar elementos do ambiente externo no quarto, na sala e até no banheiro pode otimizar os momentos de lazer. “A ideia do nosso projeto é ter um loft de campo. No quarto do casal, por exemplo, temos almofadões para descanso. O closet é aberto também para ventilação das roupas. Na sala de banho, optei pela banheira de resina e as toalhas ficam penduradas no próprio mármore”, explica Cioni.

Área de lazer integrada à casa otimiza a função do espaço

Como não poderia deixar de ser, na área externa, piscinas, lareiras e espaço gourmet finalizam o projeto. “Optei pela lareira que usa o álcool em gel, é ecológica e ainda não deixa cheiro no ambiente. Na área gourmet, mesas de piquenique e bancos resgatam a época antiga. Um mobiliário simples combinado com acessórios de tons fortes provocam sensação de tranquilidade e são de bom gosto sempre”, diz Cioni. 

Descubra qual é o melhor material para construir o seu deck

E por falar em móveis, para escolher as peças da sua “casa de lazer”, a dica é garimpar. “Garimpar assessórios é uma tendência na decoração. Mas é preciso que eles imprimam a personalidade dos moradores. O resultado? Uma decoração perfeita!”, finaliza o designer de interiores.

Serviço:

28 de Maio a 21 de Julho de 2013

Terça a Sábado das 12h às 21h30 / Domingos e Feriados das 12h às 20h

Endereço:  Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 - São Paulo

Decoração decoração [18997] Gilberto Cione Gilberto Cione [27380] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128] móveis móveis [21113] Casa Cor 2013 [72042] Casa Cor 2013

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion