Beleza múltipla

Com ambientes sofisticados e área externa inteligente, o projeto se transforma e se adapta ao estilo de vida de seus moradores

Redação Publicado em 25/12/2012, às 08h27 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Beleza múltipla - Marcelo Magnani

Arquitetura e design de interiores: Deborah Roig / Fotografia: Marcelo Magnani

O grande diferencial dessa casa de 550 m², em um condomínio fechado próximo à cidade de São Paulo, é que ela pode ser usada “urbanamente” durante a semana e se transformar num ambiente casual e descontraído aos sábados e domingos. Tal flexibilidade atende a todas as necessidades dos moradores, um jovem casal com dois filhos adolescentes. Assim, todos os espaços podem ser aproveitados em jantares sofisticados, momentos de descanso ou pura diversão.

A arquiteta Deborah Roig elaborou o projeto arquitetônico e de interiores, o que fez com que tudo seguisse uma mesma linguagem. E alguns itens característicos do seu trabalho aparecem aqui, como o pé direito alto, a grande incidência de luz natural, iluminação detalhista, ambientes integrados e peças de decoração e mobiliário que exaltam a sofisticação dos ambientes, mas sem deixar de lado o conforto. Detalhes minuciosos e personalizados, como o impactante mosaico na sala, criaram “a sensação de casa habitada”. “Entender o cliente, trazer objetos importantes dele para o lugar certo. Isso dá personalidade”, diz Deborah. “Combinar tudo exaustivamente não é real”, completa.

Em um terreno de 1.500 m², a casa possui dois pavimentos e ares contemporâneos. Ali, materiais rústicos foram valorizados e se misturam a revestimentos mais modernos e usuais, como limestone e couro. Nesse sentido, o ponto alto é o mosaico de pastilhas de madeira. Usando material reciclado, ele aproveita o pé-direito duplo da escada e a iluminação adequada para produzir curiosos desenhos geométricos. A cabeceira da suíte master também chama atenção. Feita de pastilhas de osso, serve como contraponto para a palha de seda que reveste a parede.

Com muito diálogo, proprietários e arquiteta encontravam as peças ideais. “Eu posso sugerir e eles checam se gostam, mas também acontece de eles me apresentarem alguma coisa”, conta Deborah. “E daí vejo se conseguimos usar ou não, mas sempre justifico as razões até chegarmos a um consenso.” No caso das poltronas da sala, por exemplo, que estão bem na entrada e de costas para ela, era importante que fossem bonitas também na parte de trás, que tivessem um desenho interessante. O resultado geral são móveis de linhas retas e cores sóbrias como base e que se integram ao projeto.

Aos finais de semana, a sofisticação dá lugar à descontração. A casa se volta totalmente para o “lado de fora”. O espaço gourmet, com adega e outros musts para os chefs, se abre para a área de lazer, que inclui piscina, sauna, SPA, vestiário e bangalô. Charmosa, integrada e superequipada, a área acolhe amigos e familiares com estilo e praticidade. E para quem resolver pernoitar por ali, uma das quatro suítes foi planejada, justamente, para hóspedes.

O cuidado nos mínimos detalhes atrai o olhar e ajuda a morar bem. Mas, como além de beleza, precisamos de tranquilidade, outra preocupação de Deborah foi agradar os sentidos. A utilização da água e de pedras na entrada ajuda a ativar a sensibilidade. Afinal, nada como entrar em casa purificado e encontrar lá dentro um ambiente com a sua personalidade, funcional e ideal para aproveitar os melhores momentos.

Decoração

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion