Sem glúten e lactose: os benefícios e riscos da dieta sucesso entre as famosas

Com adeptas como Giovanna Antonelli e Angélica, a dieta que corta a proteína e o nutriente encontrados em massas, queijos, cerveja e bolos promete secar, como fez com Luiza Possi, mas pode ter perigos. Nutricionista explica o porquê!

Luiza Camargo Publicado em 21/01/2014, às 14h22 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dieta sem glúten e lactose - AgNews/Foto Rio News

Sem glúten e lactose. A dieta que tem conquistado as famosas, como Angélica, Carol Castro, Grazi Massafera e Giovanna Antonelli, corta completamente esta proteína e este nutriente do cardápio, deixando a alimentação muito restritiva, mas, a garantia de bons resultados é certa. Isto porque o glúten está presente em bolos, pizzas e cervejas, que são ricos em calorias.

É importante ficar claro que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que contêm esta proteína, como é o caso de pães, cervejas, biscoitos, pizzas e massas. Sendo assim, essas pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias foi diminuído e somada à mudança de hábitos de vida resulta na perda de peso. Todavia, esta dieta deve ser seguida, principalmente, por portadores da doença celíaca ou dermatite herpetiforme”, afirma a nutricionista Bianca Souza Maria, do Hospital Alvorada de Brasília.

+ Dieta da sardinha ajuda a eliminar 4kg em um mês e conquista fãs como Taís Araújo

+ Malhar em jejum vira moda no verão, mas é muito perigoso. Saiba o porquê!

Já a lactose, que é o açúcar presente no leite, é um dos principais nutrientes dos doces e do queijo, encontrado também nos molhos brancos. Quem corta a lactose da dieta afirma que a sensação de inchaço abdominal, que tanto apavora as mulheres, diminui muito. Além disso, há pessoas que têm intolerância a ela e, ao retirá-la da dieta, relatam uma melhora no funcionamento do intestino.

A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, é um carboidrato. Muitas pessoas que fazem esta dieta e depois a introduzem novamente na alimentação relatam inchaço abdominal e falha na digestão. “Esse nutriente não é necessário ao organismo humano adulto e “o viver” sem o consumo da lactose não leva o indivíduo a risco nutricional ou falta de nutriente no organismo”, revelou a especialista.

Quem transformou o corpo com a dieta foi Luiza Possi que, em pouco mais de 7 meses, mudou do manequim 40 para o 34. Em recente entrevista à CARAS, Luiza revelou que com o corte de glúten e latose conseguiu eliminar 12kg.

Acho que já emagreci uns 12kg. Descobri o que me faz mal e parei de ingerir, como glúten e leite. Comecei a comer a metade do que comia e a fazer exercícios, aeróbico e musculação. Às vezes, dá vontade de comer chocolate, mas como só um pedaço, e não a barra inteira”.

 Veja 10 famosas quem seguem a dieta!

Carol Castro Bem-estar e Saúde grazi massafera Giovanna Antonelli Grazi Massafera [11981] Angélica Giovanna Antonelli [14804] Carol Castro [12017] Angélica [11034] Dieta dos famosos [21430] Dieta dos famosos Dieta - Aliados [61560] Dieta - Aliados

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula