SAIBA TUDO

Quer fazer lipo? Médico alerta sobre recuperação delicada no pós-operatório

Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi desvendou os mistérios da lipoaspiração, uma dos procedimentos mais populares do mundo

Surenã Dias e Dr. Nicola Biancardi

por Surenã Dias e Dr. Nicola Biancardi

Publicado em 27/06/2024, às 13h29 - Atualizado às 13h31

Resultado de lipoaspiração pode aparecer a partir dos três meses - Foto: Freepik

Um dos procedimentos estéticos mais populares do Brasil, a lipoaspiração promete transformar a silhueta e aumentar a autoestima, mas também requer um pós-operatório muito cuidadoso para os pacientes que decidem por realizá-la. Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi explicou detalhes envolvendo o procedimento que precisa de cuidados rigorosos para garantir uma recuperação segura e satisfatória. 

Segundo o especialista, é de extrema importância seguir cuidados bem específicos durante este período, não apenas evitando esforço físico intenso, mas também fazendo uso de cinta compressiva, além de seguir as orientações médicas para medicamentos e higiene.   

"É altamente recomendável ter alguém para auxiliar, especialmente nos primeiros dias, pois a mobilidade pode estar limitada e a presença de um acompanhante facilita a administração de medicamentos, a realização de pequenas tarefas e proporciona suporte emocional. A presença de uma pessoa de apoio pode fazer uma grande diferença na qualidade da recuperação", declara. 

Quanto ao tempo de recuperação, Nicola destaca que a reabilitação não é de longa duração e em poucas semanas a pessoa já pode retornar para uma rotina normal. Além disso, o resultado também já pode ser visualizado pelo paciente em pouco mais de três meses. 

Leia também: Lipo Lad: Médico revela detalhes por trás de procedimento queridinho dos famosos

"A recuperação inicial após uma lipoaspiração geralmente leva de uma a duas semanas, durante as quais o paciente pode voltar a se locomover normalmente e realizar atividades leves. No entanto, a recuperação completa, com retorno a atividades físicas intensas e resultados finais visíveis, pode levar de três a seis meses", afirma.

Vale destacar que é comum que nos primeiros dias após a lipoaspiração os pacientes sintam dor, inchaço e hematomas nas áreas tratadas. Esses sintomas são normais, mas precisam ser monitorados de perto. "É crucial seguir as recomendações médicas para otimizar a recuperação e evitar complicações", frisa.

Surenã Dias e Dr. Nicola Biancardi

Dr. Nicola Biancardi é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Possui pós-graduação em Cirurgia Plástica no Instituto Ivo Pitanguy e atende, atualmente, em Linhares (ES) e Nova Friburgo (RJ). Entre os principais procedimentos realizados pelo profissional estão: Lifting da face, Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), Rinoplastia, Otoplastia (cirurgia das orelhas), Mentoplastia (cirurgia no queixo), Abdominoplastia, Lipoaspiração, Lipoenxertia (preenchimento com gordura), Mamoplastia e inclusão de prótese. 

cirurgia plástica lipoaspiração Nicola Bernardini

Leia também

Canabinoides podem ajudar no tratamento de doenças reumáticas? Especialista esclarece

Jamie Foxx dá detalhes sobre colapso de saúde no ano passado

Viih Tube compara autoestima na gravidez dos filhos: 'Me sentia feia'

O sono é um anabolizante natural? Especialista desmistifica grande mistério

Fabiana Justus dá detalhes de tratamento contra câncer: ‘Momentos de tristeza"

Telas e obesidade: a tecnologia está afetando crianças e adolescentes?