Descubra quais são os tratamentos mais eficazes no combate as estrias

A esteticista alerta as melhores medidas para combater as estrias como alimentação saudável, massagens e até pequenas intervenções cirúrgicas

Bruna Nastas Publicado em 22/06/2015, às 10h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Descubra quais são os tratamentos mais eficazes no combate as estrias - Shutterstock

As estrias causam desconforto entre mulheres por conta da sua aparência rosada na pele. Ao entender melhor o que elas são, é possível compreender como tratá-las corretamente.

+Saiba como eliminar gordura e obter a barriga chapada de maneira saudável

A esteticista do 'Spazo By Kammel Estetic', Candida Camelo, explica o que elas são: "Cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causadas por um estiramento da pele que podem ser pelo aumento do volume do corpo em largura ou tamanho e comprimento. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Existindo dois tipos: as tardias e as recentes. Quando tardias são esbranquiçadas (coloração das fibras de reparação internas, cicatrização) e as recentes são de cor rósea ou púrpura (pois há ainda resíduos de sangue e tecido rompido)".

A especialista ainda alerta que as estrias de cores róseas ou arroxeadas são as recentes e podem causar coceiras e até mesmo inflamações no local. As brancas, por outro lado, são as antigas e não causam inflamações. "Em pessoas de pele morena ou negra, as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura", afirmou Candida.

Para combater as estrias, a esteticista diz que uma alimentação saudável, massagens e intervenções cirúrgicas são os métodos mais indicados. "Algumas formas mais simples estão ao alcance de todos. Uma boa massagem com cremes a base de vic E, K e C ajudam muito na regeneração e estímulo da pele. Assim como esfoliações mecânicas e químicas como peelings de diamante, cristal  e aplicações de ácido como retinoico e glicólico ajudam muito na organização das fibras desse tecido".

No caso de pequenos procedimento cirúrgico, Candida explica que através de uma agulha apropriada é possível fazer uma ruptura das traves de fibrose produzindo hematomas no local. "Podendo associar a esse tratamento a sutura da estria ou o preenchimento das áreas atróficas com ácido hialurônico". Além disso, existem tratamentos com infravermelho, laser ablativo e fracionado e laser não-ablasivo.

Ela ainda alerta que não existe uma cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. "A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento. Além disso, quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, maiores as chances de que os resultados sejam positivos".

Vale lembrar que pacientes acima de 12 anos e grávidas antes do primeiro trimestre devem ter a liberação médica responsável para qualquer tratamento.

Bem-estar e Saúde

Leia também

Gracyanne Barbosa atualiza quadro de saúde após se lesionar em 2023

Internada, Bruna Lombardi tranquiliza fãs após problema de saúde

Mãe de Virginia Fonseca surge com hematoma no rosto. Saiba o que aconteceu

Após suspeita de gravidez, Graciele Lacerda mostra perda drástica de peso

Mãe da ex-BBB Isabelle passará por cirurgia. Saiba qual é o motivo

Bruna Lombardi é internada em hospital de SP e atualiza quadro de saúde