Pessoas com espinhas podem tomar sol, mas precisam ter cuidado. Veja 5 dicas

A pele com acne precisa de atenção redobrada nos dias do verão, mas não precisam fugir do sol; dermatologista explica!

Luiza Camargo Publicado em 04/12/2014, às 18h26 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Pessoas com espinhas podem tomar sol. Veja 5 dicas - Shutterstock

Ninguém gosta de ter espinhas, por isso os cuidados com elas sempre precisam ser redobrados, principalmente quando tomamos sol. Ele pode prejudicar o desenvolvimento de tratamentos contra acne e piorar a aparência dela se não houver cautela na exposição solar. Em entrevista à CARAS Digital, a Doutora Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, esclareceu as 5 principais dúvidas em relação ao tema; explicando como uma pessoa com acne deve agir nos dias ensolarados; confira!

-> Quem está fazendo tratamento contra a acne, usando ácidos nos rostos, por exemplo, pode tomar sol?

Depende do tratamento que está sendo feito. Normalmente, tratamentos tópicos para acne contraindicam a exposição solar, pois eles podem causar a hiperpigmentação da pele.

-> Quem tem espinhas esporádicas no rosto, como mulheres no período de menstruação, devem proteger como a pele do sol nestes dias ensolarados?

Para pessoas com acne, dez minutinhos de sol no comecinho da manhã, antes das 10h, e na parte da tarde, depois das 16h, tem efeito anti-inflamatório. Então, desta forma é até recomendado. Mas independentemente disso, a pessoa que tem a pele oleosa deve proteger a pele diariamente, de preferência com protetores em sérum ou em fluido, todos os dias, porque essas acnes têm uma vermelhidão, que em contato com o sol, pode provocar hiperpigmentação.

-> Há uma "lenda" de que quem está com acne ou alguma ferida no rosto e não a protege do sol fica com ela marcada para sempre. É verdade? Há alguma forma destas marcas ficarem cicatrizadas no rosto pela exposição indevida aos raios solares?

-As cicatrizes de acne não têm relação com o sol, mas com a profundidade da erupção da acne. Quando a espinha estoura, ela faz um vulcãozinho, e o tamanho dessa lesão é que vai definir se a cicatriz será definitiva ou não.

-> Como deve ser esta proteção no dia a dia, para trabalhar, por exemplo?

No dia a dia, a proteção da pele deve ser feita com FPS superior a 30. E pode ser pó compacto, BB cream, ou em fluido secativo que já vem com protetor solar. Esse último é excelente opção para quem tem pele muito oleosa. Lembrando que os produtos devem ser reaplicados a cada 2 horas.

-> E a acne do corpo, como deve ser feita a proteção dela nos dias ensolarados? A roupa as protege?

Sim, a roupa ajuda a proteger, mas o recomendado é usar tecidos de algodão que absorvem melhor o suor. Já tecidos sintéticos devem ser evitados. Quando a pessoa for à praia ou na piscina, o protetor usado deve ser livre de óleo. Duas opções interessantes para esse tipo de pele são os produtos em spray aerosol e em mousse, sempre com fator de proteção acima de 30.

pele beleza Pele [19948] Acne Acne [16593]

Leia também

Radicalizou! Andréia Horta chama atenção ao mostrar novo visual

Quanto custa o look de Bruna Marquezine? Atriz brilhou em estreia no Met Gala

Poliana Rocha arrasa com look com fenda e recorte na barriga: 'Maravilhosa'

Lexa curte dia de sol no Rio de Janeiro ao lado do namorado

Após cirurgias, Rafaella Justus choca com semelhança com Ticiane Pinheiro

Vó de Jojo Todynho atende pedido da cantora: 'Cortou'