Anuário

Um desmame sem crises

Voltar ao trabalho não significa deixar de amamentar. Com o uso de técnicas adequadas é possível manter o leite materno na dieta, interrompendo gradualmente e de forma natural a amamentação

Redação Publicado em 14/09/2011, às 23h55 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

O leite materno é naturalmente isento de contaminações, mas, se armazenado, exige cuidados - Shutterstock e Divulgação

Terminada a licença-maternidade, muitas mães se deparam com um novo desa o – como manter o aleitamento materno mesmo estando fisicamente distantes do bebê? “A resposta para essa frequente pergunta está no
armazenamento de leite materno”
, diz Maria Mercedes Sakagawa, nutricionista.

Para armazenar seu leite, a mãe terá apenas de se adaptar ao processo de ordenha, que pode ser manual ou mecânica. A ordenha manual é a mais indicada, por ser natural e menos agressiva (veja o procedimento no box). No entanto, quando a mãe se adapta aos equipamentos mecânicos, pode se beneficiar de um processo mais rápido para a coleta do leite.

O leite materno é o alimento mais indicado para os bebês, entre outros benefícios, por ser naturalmente livre de contaminações, já que vai direto do seio para a boca. No entanto, ao ser retirado e manipulado, ele requer alguns cuidados para evitar sua contaminação. O ideal é que a mãe faça a ordenha após o banho, retirando pulseiras, anéis e relógio, mantendo os cabelos presos com touca ou lenço e colocando uma máscara descartável ou fralda sobre o nariz e a boca. A lavagem das mãos, com água e sabão, deve ir até o cotovelo. Depois, é preciso enxaguar bem e secar as mãos com toalha limpa ou papel descartável.

Quanto ao material a ser utilizado para armazenagem (frasco e tampa), lave tudo com detergente e água corrente. Depois, ferva na água por dez minutos em fogo brando. Se preferir utilizar a bomba tira-leite, realize o mesmo procedimento. Depois de fazer a ordenha do leite, identifique o frasco com data e horário da coleta. A validade para consumo, na geladeira, é de 12 horas, e, no freezer ou congelador, de 15 dias.

Devidamente armazenado, o leite pode ser oferecido à criança quando a mãe não estiver presente, de preferência sem o uso de mamadeiras, para evitar que o pequeno se acostume com os bicos artificiais. É possível
alimentar a criança com o leite da mãe utilizando copinhos plásticos, desde que a pessoa que fique com o bebê conheça a técnica.

O DESMAME DEFINITIVO
Superada essa fase de adaptação, cedo ou tarde chegará o momento de desmamar o bebê. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja mantido até os dois anos, com alimentação exclusiva no seio materno até os seis meses. No entanto, o momento de desmamar pode variar de uma criança para outra e, de fato, não há idade certa para  interromper a amamentação. “Na maioria das vezes, a criança sinaliza o momento de parar de mamar. Isso acontece quando ela começa a descobrir paladares diferentes com a introdução de papinhas de frutas e legumes, o que gradativamente vai substituindo as mamadas”, afirma Maria Mercedes.

Algumas crianças, no entanto, podem resistir à interrupção de nitiva. É fundamental que a mãe insista no processo gradual, retirando progressivamente algumas mamadas do dia, tendo paciência e energia. Será necessário dispor de mais tempo para substituir o contato da amamentação por brincadeiras, ouvir música ou descobrir novos brinquedos. “É sempre importante lembrar que o desmame é apenas mais uma etapa no desenvolvimento da criança, como sentar, andar e falar”, conclui a nutricionista.

TIRANDO O LEITE

• Comece o processo massageando as mamas. Utilizando os dedos (indicador e médio), faça movimentos circulares no sentido da aréola na mama inteira;
• Os movimentos para coleta manual devem ser feitos na base da aréola em direção ao mamilo, alterando a posição;
• Após a massagem da mama, limpe com algodão umedecido em água fervida a região areolar e o mamilo (utilizar um pedaço de algodão para cada mama);
• Em seguida, despreze os primeiros jatos, utilizando novamente um algodão umedecido para cada mama. Esse cuidado é importante para deixar o canal de saída do leite limpo de resíduos da retirada anterior.

VOCÊ SABIA?
Existem casos em que o bebê fica mais manhoso quando a mãe está deixando de amamentá-lo e começa a passar mais tempo distante. Alguns bebês inclusive não aceitam a papinha se for a mãe quem a oferece. Não esqueça que o desmame é uma fase de desligamento, portanto é importante paciência, tranquilidade e principalmente, transmitir segurança à criança neste período.

Bebê Pro Matre Anuario do bebe

Leia também

Leandra Leal se derrete pelo barrigão de grávida na espera pelo segundo filho

Filha de Mirella Santos encanta ao surgir fantasiada em festa de mesversário

Hilary Duff anuncia nascimento de quarta filha com declaração emocionante

Carol Sampaio encanta ao mostrar o rosto do filho em festa de mesversário

Karoline Lima levanta rumores de gravidez em nova foto com a filha

Luva de Pedreiro e ex-namorada celebram mesversário do filho juntos: ‘Felizes’