Festa em Wakanda!

Junto com os recordes, o Oscar 2019 quebrou um paradigma importantíssimo; entenda!

Representatividade foi exaltada em parte das categorias da cerimônia

Pedro Henrique Publicado em 25/02/2019, às 16h01 - Atualizado às 17h24

Produção da Marvel venceu três das categorias da premiação - Divulgação/Getty Images

O Oscar 2019 ficou marcado por mais uma cerimônia incrível organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O evento contou com a presença de grandes nomes durante toda a noite do último domingo, 24, desde os apresentadores até os concorrentes e vencedores. Ao todo, foram 24 categorias que contaram com diferentes celebridades para anunciar os vencedores da 91ª edição da premiação mais renomada do universo cinematográfico.

Porém, um recorde foi quebrado em 2019! O que fez com que milhares de pessoas pudessem celebrar a representatividade que foi ressaltada pela Academia ao definir quem receberia as sonhadas estatuetas. Deixando para trás o número atingido em 2017, quando cinco personalidades negras venceram o prêmio, nesta edição o número aumentou para sete representantes, a maioria relacionada ao sucesso Pantera Negra, o herói negro da Marvel.

Somente da produção que conta a história de T'Challa, príncipe do reino de Wakanda, foram três categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Em todas, os responsáveis pela produção fizeram questão de ressaltar a representatividade em seus respectivos discursos. Vale ressaltar que outro marco importante veio à tona. Pela primeira vez, em duas das categorias, o Oscar premiou mulheres negras. As vencedoras foram Ruth E. Carter, em Figurino, e Hannah Beachler, em Design de Produção.

“Isso levou tanto tempo… Spike Lee, obrigado por ser meu começo. Espero que isso te deixe orgulhoso”, disse Ruth. “A Marvel pode ter criado o primeiro grande herói negro, mas graças ao figurino nós o tornamos um rei africano”, completou.

Além deles, as honras de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante também foram para grandes nomes da cultura afrodescendente: Regina King e Mahershala Ali venceram com suas atuações em Se a Rua Beale Falasse e Green Book, respectivamente. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o rapaz conquista o Oscar. Devido a sua atuação em Moonlight, ele também levou na mesma categoria.

Outra obra que também deu o que falar durante a cerimônia foi Infiltrado na Klan, que conta a história de um policial negro que entra em um dos movimentos mais extremistas dos Estados Unidos a fim de saber um pouco mais sobre os responsáveis. O roteiro, que foi assinado por Spike Lee, rendeu mais um prêmio para o icônico produtor norte-americano ao lado de Kevin Willmott.

Em seus respectivos discursos, ambos fizeram questão de ressaltar o poder dos negros no universo cinematográfico. Em tons de crítica, eles deixaram uma mensagem bem reflexiva para todos os presentes e telespectadores.

"O dia é 24, o mês é fevereiro, que é o mês mais curto do ano e também é o Mês da História Negra. O ano é 2019, o ano é 1619, 400 anos. 400 anos que nossos antepassados foram roubados da África e trazidos para a Virgínia  e escravizados. Nossos ancestrais trabalharam na terra durante o dia e a noite. Minha avó economizou 50 anos para me mandar seu neto mais velho para a faculdade", disse ele.

Por fim, Peter Ramsey, que venceu na categoria de Melhor Animação com Homem Aranha no Aranhaverso, protagonizou um grande marco, justamente por ser o primeiro negro a conquistar o Oscar nesta categoria.

Wakanda está em festa! E que essa festa se repita a cada ano que passa com mais recordes e paradigmas quebrados. Parece que a mensagem que fica explícita na obra da Marvel realmente se fez valer ao mostrar que a união e igualdade podem realmente mudar qualquer cenário.

Que continuemos nesta mesma linha de raciocínio.

conquista recorde Regina King Atualidades Spike Lee oscar 2019 representatividade Pantera Negra Green Book Mahershala Ali Kevin Willmott infiltrado na klan Peter Ramsey Ruth E Carter e Hanna Beachler prêmios negros se a rua beale falasse

Leia também

Luciano Huck tira foto com Madonna após show: "Celebrando juntos"

Gustavo Mioto se declara para Ana Castela: ‘Acabei encontrando sem querer’

Madonna no Brasil: show bate recorde de público com 1,6 milhão de pessoas em Copacabana

Andréa Beltrão abre o jogo sobre ser flagrada na praia: ‘Me dá muita moral’

Kayky Brito tem atitude radical contra Bruno de Luca após acidente

Affair de Lucas Buda detona o ex-BBB em vídeo: ‘Papinho de homem’