Tande: ‘Meu jeito brincalhão ajuda na TV’

Em entrevista exclusiva com a ‘CARAS Online’, o ex-jogador de vôlei Tande, um dos atuais apresentadores do ‘Esporte Espetacular’, revelou quais são seus ídolos na televisão e no esporte, além de falar sobre sua família e seu lado ‘humorístico’

Redação Publicado em 19/09/2011, às 10h36 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Tande - TV Globo / Alex Carvalho

O ex-jogador de vôlei e um dos atuais apresentadores do Esporte Espetacular, Tande (41), contou em entrevista exclusiva à CARAS Online como sua personalidade e seu lado “engraçado” dão o apoio necessário para que ele possa conduzir o programa da Rede Globo, ao lado de Glenda Kozlowski (37).  “Acho que meu jeito brincalhão e expansivo me ajuda muito a encarar com espontaneidade a função de apresentador. Sempre gostei de contar histórias, piadas. Herdei isso da minha mãe, que também tinha grande facilidade em se comunicar”, afirmou.

A experiência que adquiriu como atleta profissional em mais de 20 anos de carreira também parece "auxiliar" Tande em frente às câmeras. Quando perguntado se é mais difícil defender o Brasil dentro das quadras ou atuar nos estúdios da emissora, ele respondeu. “Ao fazer parte de um time bacana, uma equipe comprometida que te dá tranquilidade e segurança nos momentos difíceis, tudo fica mais fácil. E isso vale tanto para o vôlei, quanto para a televisão. Eu procuro ser o mais natural possível no vídeo. Acho que a minha bagagem de 25 anos como jogador ajuda bastante, bem como toda ajuda que recebo de toda a equipe do Esporte Espetacular”, contou.

Treinado pelo técnico José Roberto Guimarães (57) e atuando ao lado de jogadores como Maurício (43), Marcelo Negrão (38) e Giovane (41), Tande proporcionou aos brasileiros uma das conquistas mais marcantes da história do vôlei nacional, como ele mesmo explicou. “Sem dúvida o titulo de Barcelona, em 92, foi o mais importante da minha carreira. Afinal, foi a primeira medalha de ouro olímpica da Seleção”.

Ao citar seus ídolos na televisão e no esporte, ele destacou. “No jornalismo, William Bonner (47); no jornalismo esportivo, Glenda Kozlowski e Tino Marcos (49); e no vôlei, o norte-americano Karch Kiraly (50)”.

Pai de dois filhos com a esposa, a atriz Lizandra Souto (36), Tande contou que os “pequenos” herdeiros já mostram suas paixões pela pratica do esporte, porém em quadras e ambientes diferentes. “Os dois gostam bastante de esporte. A Yasmin está jogando vôlei no Flamengo e o Yago, futebol na escola”, disse o apresentador, que já considera o esporte favorito da filha como uma das modalidades mais importantes, na atualidade nacional. “Com certeza o Brasil é o país do vôlei, porque futebol aqui é religião. Não dá para comparar. Mas o vôlei brasileiro é referência mundial”.

Antes de finalizar entrevista, Tande, que se consagrou como atleta e agora vem obtendo sucesso na televisão, revelou quais são seus principais “objetivos” na vida. “Pretendo ver meus filhos felizes e minha família com saúde. E continuar fazendo o bem sempre”.

Arquivo william bonner Glenda Kozlowski Esporte Espetacular Marcelo Negrão Maurício Tande Tino Marcos José Roberto Guimarães Giovane Lizandra Souto

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"