SUCO DE MANGA

SUCO DE MANGA

CARAS Digital Publicado em 03/05/2006, às 18h14 - Atualizado em 21/03/2019, às 16h17

SUCO DE MANGA -

Néctar dourado de aroma inconfundível, o suco de manga conserva o sabor dessa fruta asiática e tem grande utilidade na cozinha. Cultivada há cerca de 4 000 anos na Índia, a manga (Mangifera indica L.) espalhou-se pela Ásia Oriental, Malásia e África Oriental. Chegou ao Brasil no começo do século XVI, com os portugueses. Introduzida nos Estados Unidos no final do século XIX, passou por melhoramento genético, ganhou novos formatos e texturas e seguiu viagem para outras terras. Hoje, há centenas de variedades, ganhando destaque as sem fiapos. As fibrosas, como a rosa e a espada, embora ricas em sabor, ficaram restritas às pequenas propriedades. Para a produção industrial do suco, a variedade Keitt tem sido a preferida. Embora menos perfumada que as demais, ela compensa a diferença com um sabor mais ácido, de interessante traço cítrico. A polpa macia e de cor amarelo-ouro é tão suculenta que os americanos a apelidaram de watermelon mango, ou manga melancia. O suco, excelente para ser tomado puro, também pode ser utilizado para fazer geléias, sorvetes, musses e tortas. Sem falar, naturalmente, na aplicação em pratos salgados. Antes restrito a culinárias como a indiana ou a tailandesa, o uso da manga em temperos e molhos para saladas, carnes e frutos do mar atualmente já está difundido em praticamente todo o mundo. Quem não os quer produzir em casa pode se valer de conservas como o chutney indiano, preparado com especiarias e vendido já pronto. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Crianças, no caso dos prontos, em excesso, por serem muito doces. O ideal é preparar o suco dos pequenos em casa. Obesos e diabéticos podem optar pelos light. É bom para A visão, pela oferta de vitamina A (na forma de carotenóides), e na formação de tecidos e capilares sanguíneos, graças à vitamina C, importante na absorção do ferro.

Ficha técnica

100 ml de suco de manga caseiro, sem açúcar, contêm: Calorias - 32,4 Proteínas - 0,25 g Gordura - 0,13 g Carboidratos - 8,5 g Fibras - 1 g Vit. B6 - 0,67 mg Niacina - 0,292 mg Folacina - 9,4 mcg Vit. C - 13,8 mg Vit. E - 0,56 mg Cálcio - 5 mg Magnésio - 4,48 mg Fósforo - 5,5 mg Potássio - 78 mg Sódio - 1 mg

Como se escolhe

O ideal é preparar o suco em casa, mas não há como negar a praticidade dos industrializados. Prontos para o consumo ou concentrados, eles são vendidos em vidros ou em embalagens longa vida. Há, ainda, as versões light e orgânica. Todos podem ser usados na culinária. Os concentrados nem precisam ser diluídos para entrar em pratos que exijam reduções, como sorvetes, molhos e geléias. Os prontos são ideais para coquetéis, gelatinas ou temperos. Antes de escolher o seu, teste o sabor de várias marcas. E não se esqueça de conferir o prazo de validade e as condições da embalagem.

Como se prepara

Bata no liquidificador a polpa de duas mangas médias com 2 xícaras de água mineral ou filtrada e gotas de limão. Coe e adoce, se quiser. Para variar, bata junto uma lasca de gengibre ou de casca de limão. Experimente usar o suco neste prato indiano: cozinhe um pouco de lentilha amarela ou vermelha (sem pele) com uma pitada de cúrcuma e partes iguais de água e do suco. Numa frigideira com um pouco de ghee (manteiga clarificada), refogue pimenta vermelha, sementes de mostarda, feno grego triturado, sementes de nigella e cominho. Junte à lentilha, salgue, ferva mais um pouco e sirva com arroz.

Minha receita

Ruth Niskier (desenhista industrial) Este suco light de frutas tropicais é delicioso para o clima brasileiro. Bata no liquidificador, por 5 minutos, 1/2 litro de suco concentrado de manga, 1 xícara de polpa de maracujá, 1 xícara de abacaxi sem casca, picado, 1 xícara de água mineral sem gás, 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e 10 pedras de gelo. Coe numa peneira fina. Incorpore 6 envelopes de adoçante em pó estévia e mexa. Mantenha na geladeira para consumir ao longo do dia. Você pode também servir uma porção como calda sobre musse ou sorvete.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"