Programa 'Amor & Sexo' na luta contra a homofobia em sua 4ª temporada

Na quarta temporada de ‘Amor & Sexo’, o diretor Ricardo Waddington e o roteirista Rafael Dragaud expressam sua indignação contra homofobia juntamente com a apresentadora Fernanda Lima e o músico Leo Jaime

Redação Publicado em 26/10/2011, às 17h55 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Rafael Dragaud, Fernanda Lima, Leo Jaime e Ricardo Waddington contra a homofobia - Philippe Lima / AgNews

Em sua 4ª temporada, o Amor & Sexo promete, além dos novos quadros e das tradicionais pitadas de malícia, calorosas discussões contra a homofobia. Durante a coletiva de imprensa de lançamento do programa, realizada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, 26, o diretor Ricardo Waddington (50), literalmente, vestiu a camisa contra o preconceito.

“Nosso programa continua com sua intenção de colocar suas diversas orientações sexuais no mesmo lugar. Nós, brasileiros, precisamos respeitar as diferenças e isso também é respeitar as diferenças sexuais”, afirmou Waddington arrancando sua camisa xadrez e exibindo uma camiseta branca com a palavra NÃO escrita em preto. “A cada 36 horas um homossexual é assassinado no Brasil. Diante disso, trouxe uma camisa chamada NÃO, que é um não contra a violência contra o homossexual. Todo mundo pode fazer isso casa, basta pegar uma caneta pillot e uma camiseta. A ideia do ‘Amor & Sexo’ na sua 4ª temporada é transformar o espaço público em espaço político. Já ganhamos muito com a união civil, mas ainda falta muito. O próximo passo é criminalizar a homofobia”.

A nova temporada do programa, novamente comandado por Fernanda Lima (34) e que conta também com a participação do músico Leo Jaime (51), tem quadros novos e pretende comparar a sexualidade brasileira com a do outro lado do mundo. Para isso, a apresentadora passou cerca de doze dias do mês de outubro gravando matérias no Japão. “Foi muito curioso gravar no Japão. Estou afônica devido a uma amidalite, mas com muita vontade de falar. Quando explicávamos o programa, eles ficavam curiosos. Outras coisas foram matérias que fizemos falando de diversidade sexual, mas não quero falar muito para ser surpresa para vocês”, contou a bela.

Em seguida, Ricardo seguiu na luta contra a homofobia e contou curiosidades sobre a sexualidade dos japoneses. “Nossa missão é essa, aproximar as identidades sexuais. Assim é o mundo, o mundo dos brancos, dos amarelos, negros, gays, transexuais, é de todo mundo. A viagem do Japão foi incrível, muita coisa do que está lá também está aqui, mas existem diferenças claras. Para eles, a sexualidade é uma coisa que se trata entre quatro paredes, é muito íntima, não existe nenhum programa igual ao nosso no Japão”.

Ao lado do roteirista da atração, Rafael Dragaud, Ricardo ainda ressaltou o motivo pelo qual o Amor & Sexo optou pela luta contra a homofobia. “Para a violência contra mulher eu também digo NÃO, mas esse assunto já está na mídia, mais mídia que o Fantástico é impossível. A mulher teve grande poder de organização, mas colocamos essa questão da violência contra os homossexuais porque ela ainda está engatinhando. É o mesmo programa: é a Fernanda levando as questões com o talento dela, mas não vamos falar muito dos quadros porque é surpresa e já vão ao ar daqui a quinze dias”.

Fernanda ainda ressaltou a importância de abordar o assunto na televisão. “O fato de falarmos uma temporada inteira sobre esse assunto já gera conversa. Às vezes, as pessoas não têm a oportunidade de falar sobre isso em casa e a gente instiga rindo e brincando as pessoas de casa. Muitos me param na rua para falar de sexo! Fomos para Florianópolis há pouco tempo e eu estava com cinco mulheres. Ficamos falando sobre sexo, mas nem todas falaram com facilidade. O Ricardo ter vindo com essa camiseta já provoca uma discussão. Hoje em dia não uma questão de gostar ou não da sexualidade do outro, é questão de respeitar”.

A 4ª temporada de Amor & Sexo, comandada por Fernanda Lima, estreia dia 3 de novembro, quinta-feira.

Arquivo globo leo jaime fernanda lima ricardo waddington amor & sexo apresentadora Rafael Dragaud diretor programa músico 4ª temporada roteirista

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"