Paixão de Luciano Szafir pelos tatames

Habilidoso na arte do Jiu-jítsu, ele faz da luta lição de vida com mestre Octávio

Redação Publicado em 25/07/2011, às 15h19 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

. No tatame, Szafir mostra suas habilidades no jiu-jítsu com mestre Octávio de Almeida Junior. - Fotos: Gabriel Chiarastelli

Apaixonado por esportes desde a infância, Luciano Szafir (42), que pratica jiu-jítsu há 33 anos, prestigiou o encontro anual da Academia Octávio de Almeida, no São Paulo Futebol Clube, na capital paulista, que reúne lutadores de várias gerações. “Comecei em 1978, com o mestre Octávio. Ele era mais que um professor, era um grande educador. Os treinamentos ajudaram a formar o meu caráter e aqui tenho uma verdadeira família”, destaca ele, citando Octávio de Almeida (1917-1983), primeiro a trazer a modalidade para São Paulo, em 1950, e responsável também por introduzir o jiu-jítsu na vida de crianças.

Demonstrando suas habilidades com o atual mestre, Octávio de Almeida Junior (58), o ator relembra o início do treinamento. “A turma era avaliada todos os dias. Precisávamos cortar as unhas com frequência para não machucar o adversário e mostrar o boletim a cada bimestre: com nota baixa, ninguém treinava”, lembra ele. “Foi uma época importante para mim”, diz. “Meu pai sempre soube como lidar com crianças. Ele falava do jiu-jítsu como uma filosofia de vida”, ressalta Octávio, ao lado do filho Frederico de Almeida (22).

O gosto pelo esporte parece ter encantado também a herdeira, Sasha (12), da união com Xuxa (48). “Um dos meus maiores prazeres é ver minha filha envolvida com isso. Pratiquei esportes a vida toda e Xuxa também. Sasha já fez ginástica olímpica, balé e agora está indo muito bem no vôlei”, vibra, orgulhoso da filha, que disputará a Copa Brasil, categoria mirim, em Três Rios, interior do RJ, ainda este mês. “Estou feliz por ela seguir um caminho tão importante”, avalia ele.

A disciplina e dedicação que Luciano emprega no esporte se repete na hora de atuar. No ar com a novela Rebelde, da Record, ele assegura que cada trabalho é sinônimo de novo aprendizado e não poupa elogios à trama. “É uma experiência maravilhosa. Sinto a recepção das pessoas nas ruas, algo que, até então, não havia experimentado com o público infantil”, destaca.
 

Arquivo xuxa luciano szafir Octávio de Almeida Junior Sacha

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"