MELADO DE CANA

MELADO DE CANA

CARAS Digital Publicado em 13/07/2006, às 10h09 - Atualizado em 17/01/2019, às 15h57

MELADO DE CANA -

Há cerca de 3 000 anos, os indianos descobriram que, fervendo o caldo da cana (Saccharum officinarum), originária da Nova Guiné, se obtém um xarope que, batido, dá um açúcar rústico hoje conhecido como mascavo. Foi a primeira tentativa de substituir o mel como adoçante. Vem daí a expressão "mel sem abelhas", cunhada pelo rei persa Dario I (550-486 a.C.), que invadiu a Índia e descobriu a iguaria. O segredo do açúcar escuro se espalharia pelo mundo após o século VII, com a invasão da Pérsia pelos árabes. Ao Brasil, a cana chegou em 1532. Seus subprodutos logo entraram na dieta local, dando origem a enorme variedade de doces. O melado é obtido da fervura do caldo de cana até ficar consistente, ao mesmo tempo em que é purificado com a retirada constante da espuma. Mais concentrado, batido até começar a cristalizar e moldado em formas de madeira, ele se transforma na rapadura. Para virar açúcar mascavo, deve ser batido até secar. O melado é, pois, um produto artesanal, sem aditivos. Nos Estados Unidos e na Europa, costuma ser usado como calda para panquecas e em pães e bolos, combinado com canela, raspas de limão, cravo, gengibre, alcaravia, erva-doce, noz-moscada, frutas cristalizadas, banana, uvas passas, amêndoas e nozes. A cozinha cajun, do sul dos Estados Unidos, lança mão dele para besuntar assados e preparar molhos para carnes e frutos do mar. Além dos usos sertanejos - sobre mandioca cozida, batata-doce, queijos ou misturado com farinha de milho ou de mandioca -, pode entrar numa infinidade de pratos, incluindo grande parte das receitas que levam mel. Veja receitas clicando nas imagens abaixo: Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Portadores de diabetes, por ser rico em sacarose, como os demais açúcares, e quem faz regime de emagrecimento, devido a seu alto teor calórico. É bom para Pessoas que gastam muita energia e as que estão inapetentes ou anoréxicas, por ser boa fonte de carboidratos na forma de açúcares de fácil absorção.

Ficha técnica

100 g de melado contêm: Calorias - 266 Proteínas - 0 Carboidratos - 68,9 g Vit. B1 - 0,006 mg Vit. B2 - 0,005 mg Niacina - 0,058 mg Vitamina B6 - 0,19 mg Folacina - 0,709 mcg Ác. pant. - 0,079 mg Cálcio - 60,1 mg Cobre - 0,211 mg Ferro - 1,35 mg Magnésio - 20,6 mg Fósforo - 15,6 mg Potássio - 245 mg Selênio - 0,533 mcg Sódio - 27,7 mg Zinco - 0,128 mg

Como se escolhe

Nos supermercados existem marcas de grandes empresas, mas em mercados populares e de produtos naturais se encontram versões rústicas, em embalagem de cerâmica, por exemplo. Como existem empresas de fundo de quintal, sem controle de higiene, comece por observar o local de compra. No rótulo devem constar nome do fabricante, endereço e prazo de validade. Evite o produto que tiver muita espuma na superfície, o que indica presença de impurezas e descuido na produção. O melado dura um ano aberto e dois fechado. Se a idéia não for consumi-lo em poucos dias, o melhor é deixá-lo na geladeira para não mofar.

Como se prepara

Faça melado. Coe o caldo de cana em pano e ferva até engrossar. Ou derreta 1 xíc. de pedaços de rapadura em 1 e 1/2 xíc. de água e ferva até o ponto de melado. Ponha em vidro fervido e seco, na geladeira. Se aparecer mofo na superfície, descarte. Se cristalizar, derreta em banho-maria. O melado substitui, na mesma proporção, mel, glucose de milho e xarope de maple nas receitas. No caso do açúcar mascavo, troque 3/4 de xíc. por 1 xíc. de melado. Faça café à moda cajun. Junte 6 col. (sopa) de melado e 3 xíc. de café forte e aqueça, sem ferver. Ponha 1 col. (sopa) de rum escuro em cada xícara, despeje o café, cubra com creme batido e polvilhe com noz-moscada.

Minha receita

Ticiane Pinheiro (modelo) Este bolo de melado é fácil de fazer e uma ótima companhia para o chá da tarde. Bata 3 ovos inteiros com 1 xícara de melado e 2 colheres (sopa) de manteiga light. Quando estiver cremoso, misture 3 xícaras de suco de laranja e 1 xícara de coco fresco ralado. Incorpore 4 colheres (café) de fermento em pó e 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Transfira a massa - que deve ficar mole - para uma fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno preaquecido até dourar.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"