Maria Carmem: ‘A mulher conduz a história’

Durante o evento ‘Tempo de Mulher’, a escritora e roteirista Maria Carmem Barbosa afirmou que sempre desenvolveu personagens femininos fortíssimos e que a mulher precisa sobreviver com as mudanças do tempo

Redação Publicado em 09/08/2011, às 12h42 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Maria Carmem Barbosa - Márcio de Souza/TV Globo

Na manhã desta terça-feira, 9, Maria Carmem Barbosa (64) realizou palestra no evento Tempo de Mulher, ação organizado pela jornalista Ana Paula Padrão (45) para entender os interesses femininos. Durante sua participação, a escritora e roteirista contou um pouco sobre seus trabalhos, nos quais sempre defendeu a figura da mulher. “Sempre escrevi personagens femininos fortíssimos. As mulheres que conduzem a história", disse.

Ao comentar sobre o monologo A Mulher Invisível, ela afirmou: “Escrevi sobre essa mulher que ninguém vê e faz parte de uma classe invisível. É a Eunice, uma mulher casada com um homem violento, com uma filha na prostituição e outra no tráfico. Ela é uma empregada doméstica que trabalha à noite em uma loja de roupa masculina. Ela conta seus sonhos para os manequins masculinos".

Quanto à força da mulher na sociedade brasileira, a autora das telenovelas A Lua me Disse, Salsa & Merengue, Olho no Olho e Lua Cheia de Amor e das séries Toma Lá, Dá Cá, Sai de Baixo e Delegacia de Mulheres acredita que houve muita mudança de décadas para cá. “Foi uma cambalhota enorme na história. Eu peguei o pós-guerra, o rock, o hippie, as mulheres queimando sutiã. Sofri bullying, era afro-descendente, magra e asmática e o Brasil era outro. A gente tem que sobreviver com as mudanças do tempo, nos fortalecer", destacou.

Arquivo Tempo de Mulher Ana Paula Padrão Maria Carmem Barbosa

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"