Amy se foi, mas deixou influência

A afilhada Dionne Bromfield era a maior aposta da cantora Amy Winehouse; outras, como Adele e Duffy também já foram comparadas à musa de 'Rehab'

Redação Publicado em 23/07/2011, às 20h55 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Dionne Bromfield, Adele e Duffy - Getty Images

Ela transformou o drama pessoal em arte ao compor o álbum Black to Black (2006), que a alçou à fama mundial. Como Amy Winehouse, muitas garotas vêem na música uma válvula de escape para tentar superar corações partidos ou problemas em relações familiares. A cantora, morta neste sábado, 23, bebeu no Soul e na moda dos anos 50 e 60 para compor um personagem único e insubstituível. Mas, apesar da curta carreira, deixou influências.

Dionne Bromfield (15) era a maior aposta da musa de Rehab. A afilhada de Amy foi a primeira artista a assinar com a gravadora aberta pela cantora, a Lioness Records, em setembro de 2009. Para impulsionar o lançamento da carreira de Bromfield, Amy chegou a aparecer na TV fazendo backing vocal para a novata. O disco de estreia, Introducing Dionne Bromfield, foi lançado em outubro daquele mesmo ano. O segundo, Good for the Soul, saiu em julho de 2011. Foi ao lado de Dionne, também, a última aparição pública de Amy Winehouse. Na última quarta-feira, 20, Amy subiu ao palco do iTunes Festival, em Londres, para pedir que o público comprasse o novo disco da afilhada.

Na trilha dos corações partidos, outra inglesa, Adele (23), surgiu pouco depois de Amy e chegou a ser comparada pela crítica a Winehouse (de quem era amiga), pelo estilo de cantar e pelas letras que relatam dramas pessoais. Vencedora de dois Grammy em 2009 (Artista Revelação e Melhor Vocal Pop Feminino), Adele lançou o primeiro disco, 19 (2008), após o término de um namoro, e entrou em estúdio para colocar voz em Rolling in the Deep - do segundo álbum, 21 (2011), e uma das músicas mais tocadas do ano, se não a mais tocada - na manhã seguinte a um novo término. Longe dos escândalos envolvendo álcool e drogas, Adele tem um único vício confesso: o cigarro, que tenta abandonar.

Ao se lançar, Duffy (27) também chegou a ser considerada a "nova Amy Winehouse". Em fevereiro de 2009, o jornal The New York Times colocou a galesa ao lado de Amy e Adele na lista de novas divas da soul music. Duffy já tem dois álbuns, Rockferry (2008) e Endlessly (2010), também influenciados pelo Blues e pelo Soul. Em setembro de 2008, a cantora se declarou "à beira de um ataque de nervos", por causa da pressão trazida pela fama.

Arquivo amy winehouse adele dionne bromfield duffy

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"