A alegria de Fafá de Belém em Parintins

Cantora vibra com os bois Garantido e Caprichoso no 46º Festival Folclórico

Redação Publicado em 06/07/2011, às 19h10 - Atualizado em 07/07/2011, às 18h17

Radiante, a intérprete do hit Vermelho, gravado em 1996 e um dos hinos da celebração, assiste ao Garantido na arena do Bumbódromo. - MARTIN GURFEIN

Com figurino como pede a ocasião — cocar e blusa estampada com motivos indígenas —, e esbanjando simpatia, a cantora Fafá de Belém (54) era uma das personalidades mais requisitadas pelos fãs no Bumbódromo durante o 46º Festival Folclórico de Parintins. “Ainda bem!”, exclama ela no Camarote Coca-Cola Brasil, orgulhosa com o carinho recebido. Habituée da festa dos bois Garantido e Caprichoso, ela visita a cidade a 369km de Manaus desde 1996. Foi naquele ano que ela conquistou as paradas de Norte a Sul do País com Vermelho, hoje entoada pela torcida do Garantido — o vencedor da edição 2011, com o tema Miscigenação, por dois décimos de diferença em relação ao seu oponente. “Quando eu vi o David cantando essa música foi como se o tempo tivesse parado para mim. Depois, nós a gravamos num DVD e acabamos levando a Amazônia para o mundo”, lembra ela sobre a primeira vez que assistiu David Assayag, na época o levantador de toadas do ganhador deste ano, hoje na agremiação rival, da cor azul. “Adoro os dois. Nada dividido nesse mundo é legal, nem bola”, diz. Mesmo idolatrada em Parintins, Fafá descarta pisar na arena com os brincantes. “Não teria sentido. Esse momento é muito deles”, justifica a mãe da também cantora Mariana Belém (29), do relacionamento com o saxofonista Raul Mascarenhas (56).

Também presença assídua na cidade, a apresentadora da Band Luize Altenhofen (31) já contabiliza quatro festivais. “É uma festa superbacana. Gosto dessas manifestações folclóricas”, comenta ela, que estava acompanhada do namorado, Henrique Settani (21), e não perdeu um detalhe sequer das apresentações das agremiações na arena do Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes. Já a apresentadora do Jornal da Globo, Christiane Pelajo (39), estreante no evento, ficou maravilhada. “Queria ter vindo antes, mas não havia conseguido conciliar com a minha agenda. Estou achando tudo incrível”, afirma. “Também amo carnaval. Quando era repórter cobri várias vezes no Sambódromo do Rio e há seis anos tenho ido assistir aos desfiles”, conta ela ao lado do marido, o economista Fernando Sita (35), no camarote da marca, também prestigiado por Henrique Braun (43), VP de operações da Coca-Cola Brasil, o senador Eduardo Braga (50) e sua mulher e suplente, Sandra Braga (51), Scott McCune, VP global e de parcerias e marketing experimental da empresa, Xiemar Zarazúa, presidente da empresa no País, e Marco Simões, VP de comunicação e sustentabilidade. “O festival sempre foi espetacular. O nosso papel tem sido bem mais do que fazê-lo conhecido no Brasil e no mundo. Foi a possibilidade de, por meio da cultura, realizar um trabalho social”, afirma Marco.

O embaixador de Portugal no Brasil, João Manuel Salgueiro (64), e sua eleita, Isabel Maria Eça de Queirós (62) — bisneta do escritor português Eça de Queirós (1845-1900) — também aprovaram a ópera popular apresentada em Parintins e acompanharam com atenção as apresentações dos bois-bumbás. “O festival superou as minhas expectativas. É diferente de tudo o que já vi na vida”, entusiasma- se João Manuel. Além das celebridades, políticos também marcaram presença em Parintins, entre eles Gilberto Kassab (50), prefeito de São Paulo, e Marco Aurélio Mello (64), ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, que foram recebidos por Omar Aziz (52), governador do Amazonas, e pela primeira-dama, Nejmi Aziz (41). “Não existe festa como esta, que celebra as nossas raízes e o nosso folclore”, comenta Nejmi ao lado do promoter e repórter do Domingo Legal, do SBT, David Brazil (41).

Vinda da terra do maracatu, a jornalista Mona Lisa Duperron (27) fez seu début na transmissão pela Band. “Acho que o maior desafio nesta cobertura é traduzir o festival para o resto do Brasil”, argumenta a pernambucana, enquanto contempla o espetáculo com o casal Jack Correa (58), VP de assuntos governamentais da empresa, e Tatiana Mares Guia (44), Aristarco Martins (51), presidente do Grupo Simões, com sua eleita, Maysa (40), Angela Hirata (66), empresária, Jacques Wagner (60), governador da Bahia, com a amada, Fátima Mendonça (52), Tasso Jereissati (62), presidente do Instituto Teotônio Vilela, Watson Botelho, iluminador do Garantido, e Alicinha Cavalcanti (46), promoter, com seu eleito, Rodrigo Biondi (31).

“Essa celebração em que o caboclo narra a sua realidade surgiu no início do século XX, quando os seringueiros vindos do Nordeste trouxeram para cá o boi-bumbá, que aqui encontrou o índio e o pajé e transformou em uma linguagem com mitos e lendas que já deixou sua influência no carnaval do Rio e de São Paulo com seus bonecos articulados”, relata  Milton Cunha (49), comentarista da Band e carnavalesco carioca no Kuat Club — área de lazer em um dos braços do rio Amazonas —, no qual o barco Iberostar Grand Amazon, que hospedou os vips, ficou atracado. No local, a primeira-dama do Estado do Amazonas recebeu convidados como Fafá de Belém, Alcides Coutinho Neto (67), empresário, Vania Pena (64), artista plástica, e João Manuel Salgueiro, para almoço com pratos da gastronomia amazonense com catering da proprietária de restaurante Selma Reis e do chef Marlon Travessa.


 

Arquivo Luize Altenhofen Fafá de Belém Raul Mascarenhas David Assayag

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"