ENTREVISTA

Tiago Barbosa traz versão amadurecida para O Rei Leão: ‘Começar do zero’

Em entrevista à CARAS Brasil, Tiago Barbosa fala sobre carreira internacional, personagem clássico da Broadway e retorno do público

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 20/06/2024, às 17h30

Tiago Barbosa, no espetáculo O Rei Leão - Foto: João Caldas

O ator e cantor Tiago Barbosa retorna ao espetáculo O Rei Leão, grande clássico da Disney, após 11 anos da estreia na primeira montagem brasileira que lhe rendeu o prêmio Bibi Ferreira de Ator Revelação e o Troféu Raça Negra, por sua contribuição à arte. Em entrevista à CARAS Brasil, Tiago fala sobre momento da carreira em que teve que começar do zero e revela o que mudou no espetáculo com o amadurecimento do inesquecível intérprete de Simba.

Há 11 anos, o ator, que foi nomeado o ‘Melhor Simba do Mundo’, pela diretora americana Julie Taymor, vivia a maior dedicação da sua carreira: “Foi um processo de muita resiliência , atenção , paciência, saber controlar a ansiedade no processo e muito aprendizado! Eu sabia que queria muito fazer esse projeto, mas não tinha dimensão do tamanho de tudo isso! Eu apenas sabia que eu queria contar a minha história através do Simba ! E que aquela oportunidade era minha e fui em direção a ela sem dar desculpas.” conta à CARAS Brasil.

E continua: “Quando eu encontrei com a Julie pela primeira vez , a minha promessa a mim mesmo era não pesquisar quem ela era , pra eu não perder a simplicidade daquele momento e pra que eu não ficasse intimidado e foi tudo muito bonito! Eu me emociono sempre que vejo essa audição , me orgulho de mim mesmo, por não ter desistido. E acho que o resultado de tanto trabalho ficou visível aos olhos de muita gente, nacional e internacionalmente.” relembra.

Único ator estrangeiro a estrelar a montagem da Broadway na Espanha, o artista ficou seis anos com o espetáculo na Europa: “Eu cheguei na Espanha com um grande desafio que era repetir o grande sucesso que foi no Brasil lá no outro continente, mas não levava isso como um fardo! O Rei Leão sempre foi um trabalho no qual eu faço com muito carinho e amor. Mas tirando a parte do romance, eu aprendi a dosar a energia quando não estou no palco. Lá eram dez shows por semana e manter a qualidade era um grande desafio.”

Durante a sua estadia na Europa, Tiago protagonizou o musical Kinky Boots, sucesso que o rendeu indicações de Melhor Ator, ao lado de nomes como Antônio Banderas, além de ter recebido um convite do Rei da Espanha: “Conquistar o respeito do público e também dos produtores na Europa foi um outro caminho , começar do zero, engolir o ego e apenas trabalhar com excelência. Respeitar a língua daquele país e me esforçar pra falar aquele idioma o melhor possível era o mínimo que eu poderia fazer e esse comprometimento com a qualidade fez com que ecoasse em outros lugares …chegando a ser indicado várias vezes como melhor ator junto com Antônio Bandeiras e até na academia espanhola de arte e finalizando com um convite do Rei da Espanha pra almoçarmos, pra ele me conhecer pessoalmente.” relembra o ator, entusiasmado.

Foto: João Caldas

 

Durante os anos em que protagoniza O Rei Leão, passaram pelo papel  de Nala, o total de doze atrizes, enquanto Tiago segue firme como o protagonista. Atualmente o elenco conta com Nayara Venancio, como Nala, Drayson Menezes, como Musafa e Marcel Octavio, como Scar.

Tiago fala o que mudou em sua interpretação após anos de estrada: “Eu cresci, o Simba cresceu e ficou mais experiente, mas sagaz. Já não sofro por tudo! Não é qualquer coisa que tira minha paz ou me desespera.” E conta como as experiências vividas foram importantes para a entrega de um personagem mais maduro: “Nesses 7 anos trabalhando com O Rei Leão, passaram 12 Atrizes que fizeram Nala, de todo mundo. E isso me ajuda a sempre estar atento e fresco pra obra.”

O artista ainda revela as dificuldades que tem enfrentado com a língua portuguesa: “Voltar a fazer o Simba na minha língua me leva a estar mais atento com meu idioma, o que não está sendo fácil. Na Espanha eu fazia dez shows por semana, tudo em castellano. Muito do idioma ficou cristalizado na minha memória e voltar a fazer em português, no primeiro ensaio foi difícil. Mas está sendo emocionante revisitar cada cena.” finaliza.

O final da temporada de O Rei Leão, fica em cartaz no Teatro Renault, até o dia 28 de julho.

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Tábata Santos é apaixonada pelo universo cultural. Adora música, teatro, livros e cinema. A escrita faz parte da sua vida e escrever para a Caras e a Contigo é um aprendizado e inspiração constante.

o rei leão tiago barbosa

Leia também

Protagonista de Priscilla em 2012, ator fala sobre Gianecchini em nova versão

Aos 66 anos, Rosane Gofman foca em carreira no teatro: ‘Fazer até ficar velhinha’

Claudia Raia acompanha Jarbas Homem de Mello em estreia de peça

Após cirurgias delicadas, Tony Ramos voltará aos palcos em breve

Ernani Moraes aposta em força de peça para driblar solidão: 'Dar valor à vida'

Maurício Machado sobre ser 'torturado' por Osmar Prado nos palcos: 'É um luxo'