Grammy 2021!

Grammy 2021: Saiba quais são os maiores destaques dos álbuns que concorrem ao prêmio

Aquecimento Grammy 2021: Entenda quais são os maiores destaques entre os indicados a categoria 'Álbum do Ano' na 63ª Edição do Grammy Awards

André Luiz Freitas Publicado em 11/03/2021, às 13h08 - Atualizado em 12/03/2021, às 11h32

Desbrave os álbuns indicados na categoria 'Álbum do Ano' no Grammy 2021 - Foto/Divulgação

A lista de indicações de artistas e bandas que disputam o cobiçado gramofone de ouro na categoria Álbum do Ano, do Grammy Awards 2021, é extremamente extraordinária. Embora uma vitória para cada artista fosse merecida, isso não será possível. 

Então, para celebrar as indicações da premiação deste ano, listamos os maiores destaques dos álbuns queridinhos pela Recordy Academy e pelos críticos a vencer a categoria mais disputada da noite.

Taylor Swift - Folklore

Entre os álbuns lançados em 2020, um que definitivamente se destacou foi Folklore, oitavo álbum estúdio de Taylor Swift. O disco vendeu 1,276 milhão de cópias até 31 de dezembro de 2020. 

Sendo um dos maiores trabalhos de Taylor, o álbum abordou um lado íntimo, profundo, revelador, e por um lado profundamente pessoal, por mais imaginário que fosse. Em busca de uma forma nova, a cantora deixou um pouco a suas experiências pessoais de lado e explorou (ainda mais) o seu dom para composições, em uma sonoridade beirando ao folk, pop e country.

“É difícil lembrar de qualquer superstar pop contemporâneo que tenha se entregado a um ato de limpeza no quesito sonoro mais sério ou bem-sucedido do que Taylor Swift com seu oitavo álbum, calmo e sofrido, mas rico, escrito e gravado em condições de quarentena. [..] Ela está passando por essa era mascarada e tirando a dela novamente”, afirmou um crítico musical à Variety.

O mais interessante desse trabalho é a forma como o ouvinte consegue emergir nele, descobrir como as músicas se completam e viver três perspectivas diferentes da mesma história. Surpreendentemente, ela mudou a estética e padrão que ela mesma criou em seus trabalhos anteriores.

“Um conto se torna folclórico quando é passado adiante e sussurrado por aí. Às vezes até cantamos sobre ele. As linhas entre fantasia e realidade viram um borrão e os limites entre verdade e ficção se tornam quase indiscerníveis”, afirmou a compositora em uma carta aberta sobre o álbum.

Taylor Swift é uma das veteranas do Grammy Awards. A artista coleciona 10 estatuetas, mais de 40 indicações, e concorre em seis categorias na 63ª edição da premiação, incluindo o Álbum do Ano.

Dua Lipa - Future Nostalgia

Future Nostalgia é o segundo álbum da carreira de Dua Lipa, uma das maiores revelações da música desde 2018. O disco, que trabalha a sonoridade oitentista e explora a estética retrô disco, como os novos trabalhos de Kylie Minogue, ou mais específico, como Madonna

Assim como a versão deluxe do álbum, o Moonlight Edition, o atual trabalho da britânica aponta uma estética futurista. Desde a divulgação de Don’t Start Now, o primeiro single do novo álbum, a representação da maturidade e evolução musical da cantora surpreendeu o mundo.

“A qualidade e o som variáveis ​​do novo álbum de Dua Lipa foram um momento, em tempo real, de como as estrelas modernas precisam evoluir para o seu público”, afirmou um crítico do The Guardian.

Sendo assim, a compositora nunca foi vista como uma pequena artista pela mídia. Segundo críticos, em três anos foi visivelmente “inexplicável” ver a forma como Dua Lipa se reinventou para firmar sua relevância no cenário pop atual.

Em 2021, a estrela recebeu oito indicações. As categorias em que está indicada são: Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal com Future Nostalgia, Gravação do Ano, Melhor Perfomance Pop Solo e Canção do Ano com Don't Start Now, e Melhor Perfomance de Duo/Grupo com Un Dia (One Day) feat. J. Balvin, Bad Bunny e Tainy

Post Malone - Hollywood's Bleeding

Lançado em setembro de 2019, o terceiro álbum de estúdio de Post Malone estreou em primeiro lugar na disputa lista da Billboard 200 e, imediatamente, deu aos fãs uma série de hits para adicionar a sua lista de reprodução repleta de sucesso. 

O rapper, que possui uma grande lista de prêmios, se tornou uma força musical a ser reconhecida. Após o sucesso de Beerbongs & Bentleys, de 2018, álbum no qual o artista recebeu as suas primeiras indicações ao Grammy, bateu em cheio nas paradas musicais.

Artistas que alcançam o topo de maneira rápida demais, acabam sentindo a pressão de precisar se reinventar. Neste caso, ele optou por convidar nomes da indústria como Swae Lee, Future, Halsey, Meek Mill, Travis ScottSZA e muitos outros.

O compositor, que mergulhou em diversas sonoridades como country e metal, trouxe através das suas composições autorais, temas menos superficiais do que fama e drogas. 

O disco recebeu à atenção do público pela forma como o artista conseguiu se concentrar em produzir um disco muito mais cantado do que rimado. Circles, na qual está concorrendo a Gravação do Ano, é um grande exemplo de que poderia ser ouvida sem termos ideia de que a abordagem anteriormente do cantor, focada no hip-hop.

HAIM - Women In Music Pt. III

A banda formada pelas irmãs Este, Danielle e Alana Haim está pronta para tocar pela primeira vez no palco do Grammy Awards. Elas, que possuem uma sonoridade única, certamente se preparam para uma performance inesquecível.

Women In Music Pt. III, o terceiro disco da HAIM, foi reverenciado pelos críticos como o álbum mais intimista e multidimensional das irmãs. O álbum marca um novo caminho para o trio e, segundo o público fiel, das meninas, é um encontro confortável ​​o suficiente para criar um novo marco para a carreira delas. 

Em busca de uma sonoridade antiga, assim como Lana Del Rey, que lembra os sucessos dos anos setenta, WIMP III é repleto de momentos teatrais e confrontos com depressão, enquanto ainda tecem seus sons ensolarados com reviravoltas românticas em cada faixa explorando os sentimentos e personalidades do trio.

Não deixando a marca registrada delas de fora, elas produziram o álbum pensando em como ele soaria nos alto-falantes e fones de ouvido, no volume alto, e como ele soaria ao vivo, o que o tornou ainda mais divertido.

E é importante ressaltar que o trio é um dos maiores destaques da noite, elas são a primeira banda de rock feminina indicada para o prêmio principal, colocando um peso contra ​os indicados na categoria. 

HAIM também aparece em no body, no crime de Taylor Swift - presente no segundo álbum surpresa da estrela norte-americana, o evermore. A faixa de mistério do assassinato marca a primeira entrada do trio na parada Billboard Hot 100, chegando à 34ª posição, e a canção chegou até a 2ª posição na parada de música country.

madonna música Kylie Minogue Taylor Swift Grammy Lana Del Rey billboard Travis Scott Dua Lipa SZA Post Malone Halsey Swae Lee Grammy 2021 Haim Moonligth Edition Beerbongs & Bentleys Folklore Album of the Year Alana Haim Future Nostalgia Moonligth Edition Este Haim Album do Ano Meek Mill Danielle Haim Hollywood's Bleeding Future Nostalgia Future

Leia também

Madonna no Brasil: veja a possível setlist de músicas do show em Copacabana

Madonna surge nos stories pela primeira vez desde a chegada no Brasil

Madonna: Saiba detalhes da suíte luxuosa dela no Rio de Janeiro

Anderson Leonardo deixou mais de 60 musicas gravadas para o Molejo lançar

Luisa Sonza relata emoção ao conhecer Chitãozinho e Xororó: 'Quase desmaiei'

Thiaguinho celebra sucesso de shows na Austrália: ‘Uma honra’