Saiba como usar adesivos e papel de parede para renovar ambientes

Seja para decorar ou mudar completamente um ambiente, os adesivos e os papéis de parede são alternativas criativas. Uma designer de interiores ensina a usar, confira

Juliana Cazarine Publicado em 14/10/2012, às 10h17 - Atualizado em 22/02/2013, às 10h37

Revestimentos de parede são alternativas para criar ambientes divertidos e sofisticados - Divulgação

A decoração de uma casa reflete a personalidade do dono. E por que não refletir também o estado de espírito? Isso não quer dizer que é preciso mudar a decoração a toda hora, mas que você pode usar a criatividade – e os revestimentos de parede – para dar uma “cara” nova ao ambiente sempre que sentir vontade. “Com o adesivo e o papel de parede é possível transformar a casa sem gastar muito, dependendo do material escolhido, e ainda ter a possibilidade de transformá-la novamente depois com um novo revestimento”, diz a designer de interiores Neza Cesar.

 

Os papéis de parede podem realizar grandes mudanças. “É possível mudar completamente um ambiente porque existem infinitas opções de cores e texturas de papel. Se essa for a intenção, basta escolher algum que seja bem diferente de como estava a parede anteriormente.” Além de cumprir essa função, os adesivos também podem ser a solução para quem quer apenas dar vida a um cômodo. “Certa vez usei dois adesivos em formato de vaso para decorar a parede de uma sala de almoço. Entre os vasos colados, a dona da casa escreveu com giz a letra de uma música. O resultado ficou lindo e bem divertido”, conta Neza.

 

A versatilidade é a principal característica dos adesivos de parede. Eles funcionam como quadro, como enfeite e até mesmo como azulejo. “Existem modelos de adesivos que imitam azulejos retrô, por exemplo, e que permitem fazer um patchwork”, exemplifica Neza. “Também é possível fazer adesivos sob medida, a partir de qualquer desenho e de qualquer tamanho. Estou revestindo uma parede inteira com adesivo de uma foto de um pôr-do-sol”, afirma.


Com um papel de parede e uma pitada de criatividade dá para criar quartos, salas, varandas e lavabos de todos os estilos – não existem restrições quanto a cômodos. “O papel de parede deixa os ambientes sofisticados mesmo quando a decoração é mais casual ou contemporânea”, diz a designer de interiores.

 

As únicas recomendações para a utilização desses revestimentos são sobre a aplicação. “Os adesivos pequenos podem ser aplicados por apenas uma pessoa. Se ficar com bolhas, é só passar o dedo para elas sumirem”, aconselha Neza. “Caso o adesivo seja grande, o ideal é que duas ou mais pessoas apliquem com cuidado para não precisar retirar depois”, completa. Já a aplicação do papel de parede demanda mais atenção. “O papel de parede só pode ser aplicado por uma equipe especializada”, diz.

 

Por Juliana Cazarine

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128] decoração de parede [30846] Neza Cesar [29061] Neza Cesar decoração de parede

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion