Conheça pisos e revestimentos inovadores que mudam a decoração

Juliana Cazarine Publicado em 13/03/2013, às 19h06 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Pisos e revestimentos são alternativas para renovar ou mudar completamente a decoração da sua casa - Divulgação

A dica para quem quer mudar radicalmente ou apenas dar um “up” na decoração da casa são os pisos e revestimentos. Vale apostar em ladrilhos hidráulicos, pastilhas e outros materiais que imprimem a personalidade do dono em cada detalhe da decoração. Conheça cinco novidades apresentadas na Expo Revestir 2013 e veja as dicas da arquiteta Denise Barretto para aplicá-las na sua casa.

Ladrilho Hidráulico de cerâmica

O ladrilho hidráulico dá um toque colorido ao ambiente. Mas, por ser feito de cimento, não pode ser aplicado em alguns espaços. “O ladrilho absorve água e outros líquidos e, por causa disso, mancha com facilidade”, diz Arthur Grangéia, diretor da Colormix. Como alternativa ao ladrilho tradicional, agora existe o ladrilho hidraúlico de cerâmica. “Esse material permite que o ladrilho seja instalado em cozinhas, banheiros e lavabos, por exemplo”, diz Grangéia. A única restrição é para ambientes externos que não possuem cobertura. “Não é indicado para áreas abertas que podem molhar porque não é antiderrapante”, completa.

Se quiser usar o revestimento, “fique à vontade para abusar do mix de desenhos”, diz a arquiteta Denise Barretto. Para não errar na composição, preste atenção nas cores. “Use a mesma família de cores”, aconselha Denise. Mas o que vale mesmo é a percepção do dono da casa ou do arquiteto. “Com cuidado e avaliando bem cada um, a composição na fica poluída”, afirma.

Mosaico de vidro, mármore e alumínio

As pastilhas de vidro são uma alternativa para quem busca dar um toque de sofisticação à decoração. Por serem versáteis, podem ser aplicadas sozinhas ou ficar entre azulejos, por exemplo, se a intenção é ter uma decoração ornamentada. A novidade do mosaico de vidro, mármore e alumínio é que ele já tem essa “cara” de algo a mais. E o melhor: é uma peça democrática. “Podem ser usadas no lavabo, no banheiro, em cozinhas gourmet, no escritório ou até mesmo na parede da sala em que vai ficar o home theater”, sugere Denise.  “Mas use apenas em uma parede porque ela já vai ter muita informação”, completa.

Apesar do mosaico reunir diferentes materiais, a aplicação é como a das pastilhas de vidro. “A argamassa é a mesma, que é fácil de encontrar, mas é necessário que um profissional especializado aplique”, diz Arthur Grangéia. O mosaico pode ser usado em ambientes internos e externos.

Porcelanato com relevo

O porcelanato com relevo forma um desenho. Como um quebra-cabeça, cada peça tem uma parte da gravura escolhida para estampar a parede. O porcelanato pode ser uma alternativa - menos prática e rápida - aos papéis e adesivos de parede dentro e fora de casa. “Se quiser aplicar em ambientes internos, opte pela cozinha, copa, hall de entrada, banheiro ou em uma brinquedoteca. O material é ‘frio’ para ser usado no quarto, por exemplo”, diz Denise Barretto. No que diz respeito à harmonia do espaço, a arquiteta aconselha usá-lo em apenas uma parede ou, se quiser usar em todas, precisa haver equilíbrio entre as cores.

Mármore com textura e relevo

O mármore é uma peça-chave que funciona bem em quase todos os cômodos. Duas novidades lançadas na Expo Revestir 2013 são peças de mármores com desenhos inspirados em barcas indígenas e no Taj Mahal. Segundo a arquiteta, o mármore com desenho de barcas pode compor decorações sofisticadas ou românticas. “Depende de como ele vai ser combinado aos demais elementos que compõem a decoração”, diz. “Como a peça é clara, não é difícil de combinar. Dá para fazer misturas de cores e texturas”, afirma. E por falar em mix de texturas, o mármore com desenhos inspirados no Taj Mahal pode ser aplicado com pastilhas de vidro. “Combinar vidro e mármore sempre dá certo. Mas, se fizer isso, que seja em duas paredes no máximo”, aconselha a arquiteta.

 

Decoração decoração [18997] piso e revestimento interno piso e revestimento externo [30631] piso e revestimento externo revestimentos revestimentos [26215] piso e revestimento interno [30630]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion