Parques subterrâneos prometem revolucionar as cidades

A exposição “Imaginando Lowline” apresenta a tecnologia que será utilizada para tornar viável o crescimento de vegetação no subsolo de Nova York

Juliana Cazarine Publicado em 19/09/2012, às 08h01 - Atualizado em 22/02/2013, às 00h42

"Imaginando Lowline" mostra ao público como será o telhado tecnológico do parque - Reprodução

No que depender dos arquitetos James Ramsey e Dan Barasch, em meio aos arranha-céus, aos enormes cruzamentos e à multidão de carros das ruas de Nova York, pode existir um pouco mais de “verde”, um espaço onde nova-iorquinos e turistas poderão se conectar com a natureza. Outros parques já cumprem essa função. A diferença é que o Lowline será um parque subterrâneo instalado em uma estação de bonde desativada embaixo da Delancey Street, uma importante via da cidade. Trata-se ainda de um projeto que dependerá de muita tecnologia e dinheiro para ficar pronto.
 

Para viabilizar o crescimento natural de árvores e grama, os arquitetos planejam instalar um telhado com tecnologia de fibra óptica, ao qual deram o nome de “claraboia remota”, capaz de refletir luz natural o suficiente para manter a vida natural do parque. Desde o dia 15 de setembro, em um armazém da Essex Street, entre as ruas Broome e Delancey, está aberta a exposição “Imaginando Lowline” para apresentar essa tecnologia através de uma “miniatura” de parque, com o telhado tecnológico sobre árvores e grama.

 

A exposição foi financiada por cidadãos do mundo todo que contribuíram por meio do Kickstarter, um site no qual projetos de diversos segmentos (cuja qualidade é previamente avaliada pela equipe do site) são apresentados ao público que, por sua vez, contribui para viabilizá-los financeiramente. Os arquitetos esperavam receber US$ 100 mil, mas as doações alcançaram a marca de US$ 125 mil.


O nome Lowline, que resulta da união das palavras “linha” e “baixo”, foi inspirado no High Line, formado com “linha” e “alto”, que é um parque público instalado sobre uma linha de trem, antes abandonada, também em Nova York. Mas, para que o Lowline deixe de ser apenas um projeto, será preciso angariar investimentos e fazer reestruturações no projeto.



Confira imagens de “Imaginando Lowline”, que estará aberta ao público até o dia 27 de setembro.


Por Juliana Cazarine

Decoração nova york parque Nova York [5978] parque [27849] Nova York [28322] Arquitetura e urbanismo Arquitetura e urbanismo [12767]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion