Como planejar um closet funcional e organizar as peças por ordem de necessidade

CARAS Digital Publicado em 15/05/2014, às 17h43 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Antes de planejar o closet, é preciso saber se ele terá a infraestrutura necessária para comportar todas as roupas e facilitar o acesso do usuário - Foto-montagem/ Shutterstock

O closet garante praticidade e organização no dia a dia. Mas, para cumprir tais funções, ele precisa ser planejado com atenção para que tenha a infraestrutura necessária a fim de comportar todas as roupas e facilitar o acesso do usuário. A seguir, confira dicas para montar e organizar o seu closet.

+ O seu estilo deve determinar os rumos da decoração. Veja como

Quantidade de roupas

Para decidir o tamanho do closet e a quantidade ideal de prateleiras e gavetas, é preciso saber quantas peças, em média, serão guardadas no local. É importante que o armário tenha espaço suficiente para comportar todas as roupas e acessórios e evitar que as peças fiquem amontoadas. Compartimentos vazios também precisam ser evitados porque deixam o espaço sem harmonia. Vale lembrar que a mulher precisa de espaço para guardar bolsas e sapatos.

+ Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

Organização

Um closet compartilhado entre homem e mulher precisa ter infraestrutura para acomodar as roupas dos dois. Do lado feminino, é preciso ter nichos específicos para guardar bolsas, maquiagem e sapatos, cabideiros altos para os vestidos longos, cabides para acomodar camisas e vestidos curtos. Paletós, camisas e calças masculinas têm que ficar pendurados em cabides, que podem ser colocados em cabideiros. Também é necessário ter um espaço dedicado às gravatas e aos sapatos.

+ Estantes e prateleiras ganham novas funções na decoração

Distribuição das peças

A maneira como as peças serão distribuídas determinam a praticidade do closet. Nas prateleiras altas, ficam as peças que não são utilizadas diariamente - como malas e chapéus, por exemplo. As roupas que ficarão dobradas podem ser colocadas empilhadas em prateleiras. Já as peças que precisam ficar esticadas, como camisas e calças, precisam de cabides instalados em cabideiros.

Funcionalidade

Um closet eficiente é aquele que traz mais praticidade ao morador. As portas de correr, por exemplo, facilitam o dia a dia. Os compartimentos, portanto, precisam ficar ao alcance das mãos. Caso as prateleiras sejam altas, é indicado ter uma escada segura para manusear as peças. O armário precisa ser planejado estrategicamente para o ambiente por um profissional que possa indicar a distância entre as prateleiras e a profundidade dos compartimentos. 

Iluminação e ventilação

A iluminação direta - que abrange todo o ambiente - é a mais indicada, já que facilita o contato com as roupas. Nas gavetas e sapateiras, por exemplo, é possível usar LED, que não esquenta. Mas, independentemente da lâmpada ou da localização, a luz precisa ser branca ou amarela para não interferir na cor do tecido. O ambiente também precisa ser bem ventilado para evitar mofo e outros problemas. 

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras podem ser usadas para guardar documentos no armário sem fazer bagunça. E elas ainda podem decorar o closet, desde que sejam feitas de um material que harmonize com o móvel.

+ O orçamento da reforma também deve ter os valores estimados para a troca da decoração

 

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128] estantes e gaveteiros [30839] estantes e gaveteiros armários closet [22150] closet

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion