Papéis de parede, almofadas e quadros: ideias práticas para mudar a decoração de casa

Mudar a decoração de casa pode ser uma tarefa simples, desde que as técnicas escolhidas sejam práticas e eficazes. Almofadas e cortinas, por exemplo, dão uma cara nova ao ambiente. Veja as dicas de profissionais e inspire-se com a nossa galeria

Juliana Cazarine Publicado em 31/07/2013, às 18h32 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A decoração pode ser modificada com a pintura de apenas uma parede - Divulgação

Texturas, cores e estampas - presentes em almofadas, móveis e acessórios criativos - podem mudar a decoração de um ambiente de forma prática. E o melhor: a qualquer momento. Com itens versáteis, como almofadas e cortinas, a casa ganha uma ‘cara’ nova. “A dica para mudar é ‘vestir’ a casa”, diz Teresa Simões, arquiteta. Entenda “vestir” no sentido literal da palavra: “é bacana customizar móveis, aplicar papéis de parede, mudar o xale do sofá”, sugere. A seguir, Teresa e o também arquiteto Léo Shehtman ensinam técnicas para dar um ‘up’ na casa. Confira! 

+ Materiais recicláveis podem mudar a decoração de casa. Veja dicas!

+ Saiba como o seu estilo deve determinar os rumos da decoração

Com itens removíveis, a decoração pode mudar sempre

Almofadas, xales, cortinas e pufes podem dar uma cara nova à casa. E o melhor: são versáteis! “No verão, dá para usar estampas florais. E no inverno, cores sóbrias”, diz Teresa Simões. Mas a criatividade determina os rumos da decoração. Opções não faltam! “As almofadas podem, inclusive, combinar com uma ‘nova’ parede (revestida com papel de parede). Mas é bacana usar uma cor forte em todos os itens removíveis”, aconselha Léo Shehtman.

Acessórios deixam o ambiente moderno

Quadros, vasos e luminárias fazem a diferença na ambiente, são fáceis de encontrar e existem opções para todos os tipos de decoração. Mas, pensando ‘fora da caixinha’, outros objetos podem integrar e dinamizar o cômodo: “livros, porta-revistas e até uma casinha de cachorro”, sugere Teresa. A regra, aqui, é usar a criatividade. “É bacana customizar um móvel antigo ou o interruptor, por exemplo, que pode receber adesivos e papéis de parede”, diz a arquiteta. Mas é importante ter cuidado: “não dá para ficar esbarrando nos móveis. A circulação tem que ser boa”, avalia.

+ Conheça quatro truques de moda que podem ser aplicados à decoração de ambientes

As paredes merecem um toque de cor

Revestir uma parede - com tinta, adesivo ou papel - não é uma alternativa prática para mudar a decoração. Mas é rápida e eficaz. “Um toque de cor pode mudar completamente o visual da casa”, diz Shehtman. Para facilitar o trabalho, reduzir custos e agilizar o processo, é possível decorar apenas uma parede do cômodo, técnica que é tendência e garante um ambiente despojado.

Na hora de escolher a cor da “nova” parede, vale a pena apostar em variações do tom predominante na decoração. “Os ‘conservadores’, como eu, podem usar cores da mesma ‘família’ ou fazer um ‘tom sobre tom’. Mas, se o dono da casa tem um estilo moderno, pode misturar estampas e cores. Não existem regras”, comentaTeresa Simões. A única recomendação é não deixar o cômodo pesado visualmente.

+ Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion