Aprenda a usar orquídea radiante - a cor de 2014 - na decoração de ambientes

A cor orquídea radiante, apesar da feminilidade, torna-se versátil na decoração de ambientes. A seguir, uma arquiteta ensina a usar o tom - que mistura roxo e rosa - na sala, no banheiro, na cozinha e em quartos para mulheres e homens. Confira!

Juliana Cazarine Publicado em 22/01/2014, às 17h26 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Decoração: aprenda a usar orquídea radiante - Foto-montagem

A orquídea radiante é tendência na decoração, segundo a Pantone, que a elegeu como a cor de 2014. Aplicado ao design, o tom - que é uma mistura de roxo e rosa - cria ambientes versáteis, quebrando o estereótipo de ser uma cor exclusivamente feminina. “A cor orquídea radiante é multiuso e, além de combinar com uma extensa gama de tons, pode ser usada em todos os ambientes da casa”, garante Ana Cristina Tavares, arquiteta.

+ Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

1. Sala

A cor pode deixar o ambiente feminino demais, se usada em excesso. Na sala, que é um ambiente para receber visitas, o ideal é que a orquídea radiante esteja presente nos detalhes. “Se a base da decoração é neutra, use elementos decorativos coloridos como almofadas, xales de sofá ou cortina e almofadas”, sugere a arquiteta.

2. Quarto

Em um quarto feminino, a cor do ano pode estampar as quatro paredes. “A única recomendação é que o cômodo receba boa iluminação natural. Mesmo não sendo uma cor fechada, ela pode deixar o quarto escuro”, avalia Ana Cristina, do escritório KTA. Para um ambiente masculino, a alternativa é investir nos acessórios. “A cor combina com cinza, bege, verde e azul, que são amplamente usados em decoração para homens, e pode ser usada em colchas, cortinas ou assentos de cadeira”, indica.

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

3. Cozinha

Na cozinha, o toque de cor pode aparecer nos utensílios domésticos ou ainda em acessórios que pode ser substituídos facilmente, como as almofadas dos assentos de banquetas e cadeiras, desde que a base da decoração - os elementos maiores - seja neutra. “Também para trocar a porta do armário. Parece complicado, mas não é. Quando se cansar da cor, é só trocar novamente”, avalia a arquiteta.

+ Decoração de cozinha pequena tem que unir funcionalidade e aconchego

4. Banheiro

“Invista na cor nos elementos que você muda com facilidade e deixa expostos, como toalhas e conjunto de acessórios para banheiro”, indica Ana Cristina. A versatilidade da orquídea radiante permite combinações com amarelo, verde, azul.

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion