Aprenda a decorar ambientes brancos corretamente

Arquiteta ensina dicas para harmonizar cores em ambientes claros

Bruna Nastas Publicado em 02/06/2017, às 10h05

Aprenda a decorar ambientes brancos corretamente - Divulgação

Ambientes brancos são os mais usados na decoração, pois criam uma sensação de amplitude e paz para o local. Porém, é possível colocar cores e não 'pesar' o ambiente.

A arquiteta Ana Cano Milman, explica que deixar o ambiente sem cor acaba trazendo monotonia ao espaço. "As pessoas optam pelo branco por ser mais fácil de compor o ambiente, mas, mesmo assim, é importante prestar atenção na marcenaria a ser usada, nos tons de itens decorativos e demais objetos da decoração, além, é claro, da iluminação". Para ela, o ideal é "não acumular tons muito quentes em uma mesma parte do ambiente facilitando a distribuição de cores ".

Confira 5 dicas da profissional:

- Hall de entrada: Este é o ambiente que recepciona as pessoas, por isso, o ideal é trabalhar com cores mais sutis. "O branco na parede e na marcenaria, por exemplo, pode ornar com detalhes mais intensos em jarras, pequenos quadros, etc", diz.

- Sala: Esse costuma ser o local de encontro e interação da família e amigos. "Como o branco já predomina, pode-se abusar de tons mais intensos, como o vermelho, espalhados em sofás, tapetes ou almofadas. É possível, ainda, trabalhar com as cores em pequenos detalhes ans paredes. Dessa forma, quebra-se um pouco da sobriedade do branco e conseguimos esquentar um pouco o ambiente".

- Quarto: Considerado um local mais íntimo da casa, é preciso ter cuidado ao abusar dos tons. "Pode-se quebrar um pouco da frieza do ambiente com almofadas, cortinas e colchas. Uma ideia é usar um papel de parede em uma única parte do espaço".

- Cozinha: A cozinha precisa passar uma ideia de limpeza e higiene. Por conta disso, a cor branca é a ideal para o espaço. "Foque em cores na bancada da pia e em alguns detalhes da marcenaria, além de eletrodomésticos".

- Banheiro: Assim como a cozinha, o banheiro também precisa passar uma sensação de higiene e limpeza. Ana aconselha usar cores como verde-claro, amarelo, creme, areia e terracota em detalhes e marcernaria.

 

Decoração

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion