Adesivos 3D para paredes são opções práticas para mudar a decoração. Confira!

As cores e estampas dos adesivos 3D para paredes podem mudar a decoração. Mas a escolha do modelo deve ser baseada na cor do mobiliário e no tamanho do ambiente

Ana Carolina Gabriel Publicado em 22/05/2013, às 20h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Cores, desenhos e estampas dos adesivos 3D para paredes provocam ilusão de ótica que amplia ambientes. Veja alguns modelos - Divulgação

Renovar a decoração da casa pode ser mais simples do que se imagina. Os adesivos 3D - que provocam ilusões de ótica - podem revolucionar o ambiente de forma prática e eficiente. “Os adesivos criam uma atmosfera única ao espaço sem dar muito trabalho ao morador. A aplicação é rápida e fácil e o resultado proporciona uma diferença significativa”, diz Clélia Regina, arquiteta.

Saiba como usar adesivos e papel de parede para renovar ambientes

Vejas as elegantes salas de estar dos famosos

O efeito 3D (terceira dimensão) - que surpreende e é o diferencial do adesivo - é conquistado através da sobreposição de cores e texturas. “Os revestimentos têm desenhos de formas geométricas ou motivos florais, por exemplo, que causam ilusões óticas, que simulam amplitude e relevo”, explica Camila Klein, arquiteta. Para garantir que o adesivo fique sem nenhuma bolha ou com rugas, o ideal é que seja aplicado por um profissional.

A proposta da decoração é o que vai determinar a estampa. “Os modelos que remetem à natureza garantem um clima rústico. Já os coloridos oferecem descontração ao local”, diz Gina Elimelek, diretora comercial do Think Surface. Mas, para escolher a melhor opção, é preciso analisar também o tamanho do ambiente. Vale lembrar que o excesso de cores pode comprometer a harmonia do espaço. A cor dos adesivos, portanto, deve estar combinar com o mobiliário. “Arabescos e listras são bastante usados por serem mais conservadores. As formas geométricas e orgânicas são as estampas em alta”, diz Kiko Sobrino, designer de interiores.

Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

Os tons pastel são recomendados para pequenos ambientes. “As tonalidades agradáveis, claras, não diminuem visualmente o espaço. As cores fortes, nesse caso, podem ser usadas como destaque”, sugere Clélia Regina, arquiteta. Para grandes ambientes, cores vivas e estampas com grande carga visual são ótimas apostas. “Em ambientes médios, a imagem pode ser mais elaborada e ter muitas cores. Já os espaços grandes podem receber adesivos extremamente coloridos, se estiverem de acordo com a decoração”, finaliza. 

O seu estilo deve determinar os rumos da decoração. Veja como

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128] adesivo [22608] adesivo

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion