Conheça dez curiosidades sobre Stanley Kubrick e relembre cenas emblemáticas de seus filmes

Muitos o chama de gênio, perfeccionista, obsessivo, perturbador, polêmico, brilhante. Diversos são os adjetivos usados para se referir ao diretor que acaba de ganhar exposição em São Paulo

CARAS Online Publicado em 23/10/2013, às 11h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Stanley kubrick - Reprodução

Stanley Kubrick é um dos cineastas mais cultuados. Muitos o chama de gênio, perfeccionista, obsessivo, perturbador, polêmico, brilhante. Diversos são os adjetivos usados para se referir a Kubrick que acaba de ganhar uma exposição dos objetos usados nos filmes, fotografias de bastidores,  além da oportunidade de assistir em versão digitalizada toda sua filmografia (com excessão de A Morte Passou por Perto). Tudo isso acontece até o dia 12 de janeiro do ano que vem no MIS de São Paulo.

A mostra recria ambientes como de O Iluminado e Laranja Meânica e antes de chegar à capital paulistana, passou por dez cidades do mundo, sendo Los Angeles a última.

+ Dan Lloyd, o garoto de 'O Iluminado', trabalhou em uma fazenda de porcos e virou professor após o filme

+ CHRISTIANE KUBRICK VÊ MOSTRA

Para prestarmos nossa homenagem ao diretor, reunimos dez curiosidades a seu respeito e rememoramos, na galeria, cenas emblemáticas de seus filmes. Confira.

01) Kubrick era considerado um perfeccionista-obsessivo. Muitos consideravam essa característica doentia e acabava sendo exaustivo para os atores e a produção. Jack Nicholson teria surtado após ser obrigado a refazer centenas de vezes um take de O Iluminado. "Just because you're perfectionist, doesn't mean you're perfect", Nicholson teria esbravejado pelos corredores do estúdio.

02) Apesar de O Iluminado ser bem aceito pela crítica, Kubric não gostou do resultado final.

03) Exceto os dois primeiros filmes, todo o restante de sua filmografia é baseado em adaptações.

04) Pelo menos três cenas de três filmes foram improvisadas:

A frase "Aqui está Johhny" em O Iluminado foi completamente improvisada;

Em Laranja Mecânica quando Alex invade uma casa e começa a dançar e cantar "Singing in the rain" foi fruto de improviso;

O ator que interpretou o sargento Lee Ermey em Nascidos para Matar foi sargento na vida real e toda a parte em que ele grita com os recrutas foi improvisada;

05) Kubrick era um verdadeiro cinéfilo. Em sua lista de filmes preferidos estão A Carruagem Fantasma, de 1921, Luzes da Cidade, de 1931, Os Boas Vidas, de 1953, e O Massacre da Serra Elétrica, de 1974.

06) Aos 17 anos de idade, Kubrick foi fotógrafo da Look Magazine.

07) Ele era um homem recluso, de poucas palavras e que odiava dar entrevistas.

08) Barry Lyndon foi um sucesso de crítica, mas um fracasso de bilheteria.

09) Kubrick estudou a possibilidade de levar as telas o filme A.I. Inteligência Artificial que acabou sendo dirigido por Steven Spielberg.

10) Em 1999, o cineasta concluiria aquele que seria seu último filme. De Olhos Bem Fechados levou três anos para ficar pronto e foi considerado pelo próprio diretor como seu melhor filme. No entanto, Kubrick faleceu quatro meses antes da estreia do longa.

 

cinema celebridades Jack Nicholson stanley kubrick Cinema [15195] celebridades [35954] Laranja Mecânica [28003] Jack Nicholson [14864] O Iluminado O Iluminado [63014] Stanley Kubrick [28002] De Olhos Bem Fechados 2001 - Uma Odisseia no Espaço Lolita De Olhos Bem Fechados [63016] Laranja Mecânica 2001 - Uma Odisseia no Espaço [45452] Lolita [67840]

Leia também

Gerard Depardieu é preso em Paris após acusação de agressão sexual

Johnny Massaro encarna radialista 'maldito': 'O sentimento é o mesmo'

Filme com Wagner Moura supera blockbuster com Bruna Marquezine em bilheteria na estreia

Klara Castanho e Karine Teles vão atuar juntas em novo filme

Otaviano Costa revela que filme Vidente por Acidente surgiu nos bastidores de programa da Globo

Wagner Moura fala sobre preparo físico para novo filme: “Corpo todo dolorido''